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Emagreça seus doces

A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral, dá algumas dicas espertas para substituir alguns ingredientes na sua receita de predileta para reduzir as calorias

Por Malu Bonetto

Sabe aquele seu doce predileto, não é preciso deixar de apreciá-lo durante a dieta. Basta fazer a substituição de alguns ingredientes para reduzir seu valor calórico. Confira:

Na massa de bolo, substitua o óleo por suco de frutas ou chá: uma colher de sopa de óleo de soja tem aproximadamente 90 calorias, na receita do bolo de cenoura, por exemplo, vai uma xícara deste óleo, totalizando 1170 calorias. Se uma xícara de suco de laranja tem 160 calorias, só nessa receita você reduzirá 1010.

Opte pelo cacau em pó: o achocolatado tem adição de açúcares e gorduras, já o cacau em pó é o puro chocolate sendo um importante antioxidante do organismo. Uma colher de sopa de cacau em pó tem 20 calorias enquanto o achocolatado tem em média, 60 calorias dependendo da marca.

Substitua o ovo por uma semente de linhaça triturada: dilua uma colher de sopa de semente de linhaça triturada em três colheres de sopa de água e deixe dois minutos descansado antes de misturá-la na receita para dar a mesma consistência de um ovo. Se a receita já for líquida, pode adicionar a linhaça triturada diretamente no preparo de bolos, panquecas e biscoitos. A linhaça é uma fonte interessante em W3, uma importante gordura que ajuda aliviar TPM, faz bem para o cérebro, ajuda na depressão e na prevenção de cânceres. Um ovo inteiro tem 74 calorias enquanto uma colher de sopa da linhaça triturada tem 39 calorias.

Opte pelo iogurte desnatado: no mousse, por exemplo, uma boa dica é trocar o creme de leite pelo iogurte desnatado e a gelatina em pó sem sabor para não afetar a consistência da receita. Já na salada de fruta, faça um molho de iogurte desnatado batido com maracujá. “O azedinho do maracujá junto do sabor doce das frutas deixam essa simples sobremesa mais sofisticada e saborosa”, diz.