Sorriso doce
8 de agosto de 2012
Estética incomoda aos homens
9 de agosto de 2012
Mostrar Todos

Dieta Verde

Priorizando o consumo de chás, sucos de frutas e vegetais orgânicos, você elimina as toxinas do organismo, desincha e ainda consegue eliminar 3 kg em uma semana

por Fabiana Gonçalves

Ela virou febre nos Estados Unidos por ajudar celebridades de Hollywood a desintoxicarem o organismo e, com isso, garantirem alguns quilinhos a menos no shape. Sim, estamos falando de uma dieta[bb]nova, lançada pela nutricionista dos famosos, a americana Kimberly Snyder, que tem entre suas clientes artistas do porte de Fergie[bb], Olivia Wilde, Drew Barrymore e Hilary Duff. A nova dieta inclui um suco poderoso com vegetais e frutas orgânicas que tem como função a desintoxificação do organismo, ou seja, sua limpeza profunda. Embora ela tenha esse efeito diurético e desintoxicante, os especialistas alertam que para que ela consiga tamanha eficácia é necessário não apenas tomar o suco diariamente mas, principalmente, mudar os hábitos alimentares. Afinal, de que adianta fazer dele um hábito e, em contrapartida, consumir doces e outros alimentos ricos em gordura saturada?

Por outro lado, voltando à rotina, é difícil resistir às comemorações, férias e viagens de trabalho. E são justamente nesses eventos sociais – que muitas vezes acontecem com frequência – que podem interferir nos hábitos alimentares, ainda mais se forem cometidos exageros na comida ou na bebida. “O excesso de gorduras (presentes na carne vermelha, frituras, petiscos e doces) e açúcares (sobremesas, doces, sorvetes) pode aumentar a fermentação das bactérias intestinais, que aumentam a flatulência e prejudicam o bom funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Beatriz Botequio, da Equilibrium Consultoria Nutricional (SP). “O consumo de bebida alcoólica é outro inimigo, pois ele causa retenção de líquidos, já que o álcool rouba água das células para sua metabolização, além de demorar cerca de três dias para sair completamente da corrente sanguínea”, considera a nutricionista.

E é justamente aí que a solução se faz necessária com uma alimentação rica em fibras, água, vitaminas, minerais e antioxidantes – princípios da dieta detox. “Quando as refeições são ricas nestes nutrientes, o corpo passa a aproveitá-los melhor, além de eliminar radicais livres e toxinas que são substâncias nocivas ao adequado funcionamento metabólico”, indica a nutricionista Beatriz Botequio.

Suco + alimentação natural = emagrecimento saudável

É claro que aliado a ingestão do suco deve-se fazer uma dieta detox, que consiste em fornecer nutrientes para que os órgãos, principalmente o fígado, consigam metabolizar e eliminar as toxinas e fornecer antioxidantes para combater os radicais livres formados no processo de perda de peso. “O suco auxilia na eliminação das toxinas do organismo uma vez que possui frutas e vegetais ricos em nutrientes que ativam enzimas detoxificantes no fígado. Além disso, alguns nutrientes presentes no suco, como o potássio, por exemplo, possuem um efeito diurético”, afirma a nutricionista Paula Crook, da PB Consultoria em Nutrição (SP).

“Mas para potencializar o efeito do suco, a dieta deve conter alimentos como o chá verde, preto, cavalinha; temperos como alecrim, alho, cebola, salsinha; frutas cítricas, frutas vermelhas, oleaginosas, cereais integrais e leguminosas, soja, peixes, dando preferência para os orgânicos. Afinal, eles possuem propriedades benéficas ao processo de desintoxificação de acordo com sua composição”, afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).

Só por uma semana

Este tipo de dieta tem um número de calorias reduzido (1150 por dia) e por isso mesmo está abaixo das necessidades de alimentação diária. A nutricionista Roseli Rossi alerta que este cardápio não deve ser seguido por longos dias. “Em curto prazo, para quem deseja eliminar dois, três quilos, ela é ideal, mas não deve ser seguida a longo prazo, pois pode levar a anemia, hipoglicemia e deficiências nutricionais. Por outro lado, ela pode ser bem interessante para quem possui uma alimentação pobre em vitaminas nutrientes e está exposto ao estresse constante, uso de medicamentos, tabagismo que necessitam eliminar toxinas do organismo que atrapalham todo seu funcionamento”, indica.

clique para aumentar

 Clique aqui para ver o cardápio completo

Leia essa e outras matérias na Plástica & Beleza n° 128.