Em busca do dente perdido
3 de Janeiro de 2013
Verão do Bisturi
10 de Janeiro de 2013
Mostrar Todos

Dieta do chá: perca 10 kg em um mês!

Além de supersaborosas, as ervas fazem maravilhas pelo nosso organismo. Elas desintoxicam, desincham, acalmam a ansiedade, aceleram o metabolismo e, principalmente, dão aquela força no emagrecimento. Então, aproveite os benefícios de cada uma delas e queime até 10 kg em um mês com a dieta do chá gelado!

Por Fabiana Gonçalves

Que tal aproveitar os benefícios que as famosas ervas medicinais têm para dar aquela força extra para desintoxicar, desinchar, acelerar o metabolismo, baixar a ansiedade e, claro, queimar gordurinhas que ainda estão sobrando? Como nessa época do ano o desejo de tomar bebidas geladas também aumenta, conversamos com especialistas para descobrir se o efeito dos famosos chás que ajudam no emagrecimento também prevalecem na bebida gelada. E as respostas foram tão animadoras que selecionamos as ervas que mais beneficiam em todo o processo de emagrecimento para indicá-las nesta dieta.

E não faltam opções de ervas com seus inúmeros benefícios à saúde. Entre eles, destaque para os chás verde, branco, amarelo, hibisco, cavalinha, cáscara sagrada, entre outras. “A camélia sinensis, por exemplo, que é o nome do chá verde, vermelho e amarelo, tem catequinas com efeito acelerador do metabolismo; a cavalinha e quebra-pedra são diuréticas e a cidreira e erva doce são calmantes”, afirma a nutróloga Liliane Oppermann (SP). A nutricionista Catarina Stocco (PR), lembra que mesmo os chás naturais podem ser prejudiciais àquelas pessoas que apresentam alergias a planta ou se estiverem tomando algum medicamento que a planta possa anular o efeito.

Chás+dieta= emagrecimento eficiente

É claro que os chás, por melhores que sejam sozinhos eles não fazem milagre – mesmo os gelados. Você precisa associá-los a uma dieta. Por isso, a nutricionista Catarina Stocco preparou um menu que deve ser seguido por apenas sete dias, já que ele contém cerca de 800 calorias diárias, para ajudar a acelerar o seu metabolismo, desintoxicar e a queimar as gordurinhas excedentes. “Se faz necessário também abrir mão de doces, gorduras, açúcar refinado e alimentos industrializados que são repletos de corantes, conservantes e sódio que prejudicam o emagrecimento”, adverte.

As ervas e seus efeitos poderosos

Termogênicas: queimam a gordura

Exemplos: chás verde e vermelho (Camellia sinensis), boldo (Pneumus boldus), carqueja (Baccharis trimera), casca de laranja amarga (Citrus aurantium), hibisco (Hibiscus sabdariffa) e salsaparrilha (Smilax spp). “Estas plantas fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, de gordura.”, afirma a nutricionista Catarina Stocco.

Dose ideal: 3 a 4 xícaras por dia.

Detox: eliminam as toxinas

Exemplos: alecrim (Rosmarinus officinalis), bardana (Arctium lappa), camomila (Matricaria recotita), capim-cidreira (Cymbopogum citrato), centelha (Centella asiatica), coentro (Coriander spp), dente-de-leão (Taraxicum officinalis), erva-doce (Pinpinella anisum), hortelã (Mentha piperita) e sálvia (Salvia officinalis). Estas plantas capturam e eliminam pela urina a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico e ficam circulando em excesso no nosso corpo, atrapalhando o bom funcionamento do sistema linfático, dificultando a perda de peso.

Doce ideal: 2 a 3 xícara dias por dia.

Diurética: acabam com o inchaço

Exemplos: alfafa (Medicago sativa), borragem (Borago officinalis), cabelo de milho (Zea mays), cavalinha (Equisetum arvense), quebra-pedra (Phyllantus niruri). “Elas favorecem o trabalho dos rins na filtragem da linfa (líquido que carrega as impurezas para fora do organismo). Isso facilita a eliminação das toxinas pela urina, combatendo o inchaço e ajudando o organismo a responder melhor à dieta”, afirma a nutricionista.

Doce ideal: de 3 a 5 xícaras por dia.

Calmante: ajudam a desacelerar corpo e mente

Exemplos: alecrim (Rosmarinus officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), camomila (Matricaria chamomile), melissa (Melissa officinalis), jasmim (Jasminum officinalis), mulungu (Erythrina mulungu) e anis (Pimpinella anisum). Agem no sistema nervoso central, acalmando e baixando a ansiedade, que costuma desencadear a compulsão à comida”, afirma Catarina de Freitas Stocco.

Dose ideal: 1 a 2 xícara antes de dormir.

Combos milagrosos na dieta

Abaixo, a nutricionista funcional Catarina de freitas stocco, ensina algumas combinações que podem alavancar a sua perda de peso:

1. Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura. auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder à dieta.

2. Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino, ajudando na perda de peso.

3. Dente-de-leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a varrer para fora do organismo as toxinas que em excesso, fazem você acumular peso.

4. Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura. com isso, evita que essas substâncias colaborem para o aumento da gordura na região da cintura.

5. Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.

Menu seca-gordura

Confira o menu com cerca de 800 calorias diárias que irá lhe ajudar a derreter até 4 kg por semana

Segunda-feira

Café da manhã
1 copo de chá verde gelado batido com
1 maçã verde e ramos de hortelã

Lanche da manhã
3 castanhas do pará

Almoço
Salada de agrião, tomate e pepino à vontade, temperada com 1 col. (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem, limão, cheiro verde a gosto 1 prato de (sobremesa) de brócolis refogado, 1 filé de peixe grelhado

Lanche da tarde
1 copo de chá de hibisco, chá branco e carqueja batido 1 fatia de melão

Jantar
Salada de folhas a vontade 1 omelete feito com 2 ovos temperado a gosto

Ceia
1 xícara de chá de melissa

Terça-feira

Café da manhã
1 pote de iogurte desnatado com 1 col. (sopa) de farinha de linhaça e adoçante

Lanche da manhã
1 copo de chá branco gelado batido com 1 fatia de abacaxi

Almoço
Salada de rúcula com tomate à vontade temperada com 1 col. (sobremesa) de azeite de oliva extra-virgem, polvilhada com 1 col. (sobremesa) de gergelim, orégano e limão a gosto, 1 filé de frango grelhado

Lanche da tarde
300 ml de chá gelado de folhas de cavalinha e centelha, batido com 1 pêssego

Jantar
Salada de folhas de alface americana com repolho roxo à vontade, broto de alfafa e fatias de tomate, 1 lata de atum

Ceia
1 xícara de chá de folha de maracujá

Quarta-feira

Café da manhã
1 omelete feito com 2 ovos com cheiro-verde + 1 col. (sopa) de chia

Lanche da manhã
300 ml de chá de dente-de-leão gelado batido com 1 banana prata

Almoço
Salada de escarola com talos de salsão e cenoura ralada à vontade temperada com 1 col. (sobremesa) de azeite limão ou vinagre a gosto
1 bife grelhado

Lanche da tarde
1 pote de iogurte desnatado com
1 col. (sopa) de semente de girassol

Jantar
Salada de folhas verdes com tomate à vontade
1 lata de sardinha

Ceia
1 xícara de chá de erva-doce

Quinta-feira

Café da manhã
300 ml de chá verde gelado de cavalinha batido com 6 morangos

Lanche da manhã
1 castanha do pará e 2 amêndoas

Almoço
Salada de repolho roxo com cebola e pimentão amarelo e alface, temperada com limão, azeite de oliva e salsinha à vontade
1 hambúrguer caseiro grelhado

Lanche da tarde
½ abacate com limão e adoçante e 200 ml de chá vermelho gelado

Jantar
Salada de alface americana e agrião à vontade
1 palmito e 2 ovos cozidos

Ceia
1 xícara de chá folhas de maracujá

Sexta-feira

Café da manhã
1 pote de iogurte desnatado com adoçante a gosto e 1 colher (sopa) de semente de girassol

Lanche da manhã
300 ml de chá verde com fatias de gengibre e folhas de hortelã batido com 1 fatia de abacaxi

Almoço
Alface americana, brócolis a vontade, temperada com azeite de oliva, 1 fi le de peixe grelado com tomate cebola e orégano

Lanche da tarde
300 m1 chá gelado de cavalinha com hibisco e hortelã

Jantar
Salada de folhas de alface rocha, tomate-cereja à vontade e 4 col. (sopa) de carne moída refogada

Ceia
1 xícara de chá de erva-doce

Sábado

Café da manhã
1/2 xícara de granola com ½ copo de leite de soja e 3 morangos picados

Lanche da manhã
300 ml de chá branco gelado com hibisco batido com 1 pêra

Almoço
Salada de folhas verdes com 1 tomate e couve-fl or à vontade
1 bife grelhado

Lanche da tarde
300 ml de chá gelado de dente de leão, salsa parrilha e hibisco batido com gomos de uva

Jantar
1 omelete feito com 2 ovos, temperado a gosto
Brócolis ao dente com folhas verde à vontade

Ceia
1 xícara de chá de camomila

Domingo

Café da manhã
½ mamão com 1 col. (sopa) de farinha de quinoa real

Lanche da manhã
300 ml de chá verde gelado batido com 1 pêssego

Almoço
Agrião com tomate à vontade 1 peito de frango refolgado com brotos de feijão, cebola e pimentão

Lanche da tarde
300 ml de chá branco gelado com casca de laranja com 1 ameixa

Jantar
Salada de escarola rasgada com alface e rúcula à vontade com 4 tomates secos e 2 palmitos
1 filé bife grelhado com cebola, orégano e cebolinha verde

Ceia
1 xícara de chá de hortelã

Prepare o CHÁ

Coloque as ervas (1 colher de sopa de cada uma, com exceção do chá verde, que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) em um recipiente de vidro. em uma panela à parte, leve 1 litro de água ao fogo e, assim que começar a ferver, jogue sobre as ervas. abafe com uma tampa ou um pires por 10 minutos. coe e beba gelado ou quente, puro ou batido com alguma fruta, nos intervalos das refeições.