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Dicas para montar um cardápio detox da maneira correta

Se você, assim como a maioria das pessoas, não resistiu às delícias das férias, agora é a hora de investir em um detox. Confira as dicas da equipe de nutrição do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, de Gramado, e monte um cardápio detox sob medida para você

 

Desjejum: para um shake desintoxicante bata no liquidificador de um a dois tipos de frutas, de um a dois vegetais (como cenoura, aipo, couve, alface, salsinha), um copo de água de coco, uma castanha-do-Pará ou lasca de gengibre, uma colher de sobremesa de sementes de linhaça trituradas. Tome em seguida. Se tiver fome, coma um ovo cozido ou mexido com pouca gordura e, substitua o café por chá-verde ou chá-branco.

Lanches da manhã e da tarde: invista nas frutas principalmente as vermelhas e arroxeadas, as cítricas (como maçã, pera ou abacaxi) ou passas de fruta sem açúcar ou ainda, suco natural, água de coco, palitos de cenoura e pepino crus ou um punhado de nozes/amêndoas.

Almoço: opte por saladas coloridas com no mínimo quatro diferentes de verduras, legumes gratinados ou cozidos no vapor e que devem ser temperados com um pouco de azeite de oliva e gergelim, ervas naturais, pimenta e açafrão. Dê preferência as carnes brancas, principalmente peixes, arroz ou macarrão integral, quinoa e cevadinha. E não esqueça das leguminosas como soja, grão de bico, feijões. Uma dica importante é evitar ingerir líquidos junto com as refeições.

Jantar: sopa de vegetais ou leguminosas, suflê de legumes ou omelete (com uma gema e duas claras) com legumes, podendo ainda estar acompanhados de saladas cruas.

Ceia: fruta ou suco desintoxicante (liquidificar uma maçã com uma folha de couve verde ou um talo de aipo, suco de ½ limão, uma lasca de gengibre, água e um pouco de mel – opcional).