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Corte o glúten e emagreça

O número de pessoas que optam por uma alimentação sem glúten cresce a cada dia. Mas será que ele realmente é o vilão para todos ou somente para os celíacos?

Por Malu Bonetto

Segundo a nutricionista funcional Valéria Paschoal, diretora da VP Consultoria Nutricional (SP), o glúten pode ser retirado da alimentação sem problemas, pois ele não é uma proteína de alto valor biológico, isto é, não possui todos os aminoácidos essenciais e consequentemente, vivemos muito bem sem ele. “A má digestão do glúten pode causar sérios problemas intestinais, pois bactérias e fungos que vivem na microbiota consumirão esse alimento fermentado para obter energia e se multiplicar. Em excesso, esses micro-organismos são prejudiciais e causam inflamações que levam à microfissuras na parede do intestino”, explica. Já as pessoas com hipersensibilidade ao glúten (celíacos) não devem nunca consumi-lo isso porque esta proteína provoca lesões no intestino delgado, que impedem a absorção dos nutrientes dos alimentos podendo causar diarreia crônica, distensão abdominal e desnutrição. Mas não é por isso que os celíacos precisam abrir mão das comidinhas gostosas, quem garante isso são as nutricionistas da Lowçucar, que selecionaram quatro receitas especiais que podem ser consumidas a vontade.

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Pizza sem glúten de rúcula com tomate seco

PIZZA DE TOMATE SECO COM RÚCULA SEM GLÚTEN
Massa: ½ xícara (chá) de farinha de arroz , 2 ovos , 1 colher (chá) de amido de milho, 100 ml de leite desnatado, 50 ml de óleo, 1 colher (chá) de fermento químico em pó (6g) e 1 colher (sobremesa) de sal light magro 70% menos sódio.

Recheio: 2 colheres (sopa) de catchup, 150g de mussarela ralada, ¾ xícara (chá) de tomate seco, 12 folhas de rúcula para decorar e órégano à gosto.

Modo de preparo: para a massa coloque todos os ingredientes em um liquidificador, bata por um minuto e reserve. Coloque a massa em uma assadeira grande própria para pizza, espalhe o catchup sobre a massa e coloque o restante do recheio, exceto a rúcula. Leve ao forno pré-aquecido á 150ºC por aproximadamente 25 minutos. Depois de pronto coloque a rúcula sobre a pizza.

 

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Torta Branca de Neve sem glúten

TORTA BRANCA DE NEVE
Massa: 200g de farinha de arroz, 100g de fécula de mandioca, 1 ovo, 3 colheres (sopa) de Adoçante Culinária Lowçucar e 70 ml de água.

Creme: 600ml de leite de soja, 1 vidro de leite de coco light, ¾ xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar,
6 colheres (sopa) de amido de milho e suco de 2 limões.

Suspiro: 3 claras de ovo, 1 xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar, 1 colher (chá) vinagre branco, 1 colher (sobremesa) amido de milho.

Modo de preparo: para a massa misture em um recipiente todos os ingredientes até obter uma mistura quebradiça. Coloque a massa no fundo e nas laterais de uma forma de fundo removível (22cmx7cm) e leve assar em forno pré-aquecido em 180ºC por aproximadamente 35min. Tire do forno e reserve. Coloque em uma panela todos os ingredientes do creme, exceto o suco de limão e leve para cozinhar em fogo baixo, até obter um creme homogêneo. Retire do fogo, coloque em uma tigela, leve gelar até esfriar e, depois de frio adicione o suco de limão e bata na batedeira até obter um creme liso. Reserve. Já para o suspiro coloque as claras e o adoçante em uma panela, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que as claras percam sua viscosidade. Desligue o fogo, transfira para uma batedeira e bata em velocidade alta, adicionando o vinagre e o amido de milho por aproximadamente de 5 minutos ou até obter um suspiro firme. Com o auxílio de uma colher coloque porções desse creme em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC até que os suspiros estejam dourados.

Montagem: com a massa dentro da forma adicione o recheio e leve para gelar por aproximadamente 2 horas, retire da geladeira e decore com os suspiros prontos.

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Bolo de suco verde com fibras

BOLO DE SUCO VERDE
Suco: 1 folha de couve, 1 fatia de abacaxi, 100 ml de água (100 ml), 1 rodela de gengibre e 4 folha de hortelã.

Massa: 3 ovos, 1 xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar, 2 xícara (chá) farinha de arroz, 100 ml de óleo,  1 xícara (chá) de Maltodextrina sabor natural, 1 embalagem de iogurte natural desnatado (170g) sem lactose e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo: no liquidificador coloque todos os ingredientes do suco e bata por um minuto. Em seguida adicione o restante dos ingredientes da massa, exceto o fermento e bata mais um minuto. Desligue o liquidificador e misture o fermento reservado. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C, em uma forma untada de 26 cm de diâmetro 6 cm de altura, por aproximadamente 40 minutos.

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Bolo sem glúten de banana com glúten

BOLO DE BANANA COM QUINOA 
Massa: 3 ovos , 1 xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar, 4 bananas nanicas descascadas e picadas, 1 xícara (chá) de farinha de arroz, 200 ml de óleo (200 ml), 1 colher (chá) de canela em pó, 100 ml de água, 1 colher (sobremesa) de quinoa branca e 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador exceto o fermento e bata até obter uma massa homogênea. Desligue o liquidificador e misture o fermento reservado. Coloque em duas formas de bolo inglês untadas, com 24 cm de diâmetro e 4 cm de altura. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos.