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Como manter a forma durante a gravidez

Não é impossível ficar em forma durante a gravidez, basta comer os alimentos certos

Por Bárbara Rainov

gravidez

Agora você pode ter desculpa para estar com barriga, afinal agora ela é motivo de orgulho. Só não pode entrar na onda e achar que pode comer por dois, literalmente. O ideal é que você engorde de 10 a 12 quilos por, quase que 1kg por mês de gestação.

Ao exagerar na comida é bom que você tenha em mente que voltar ao seu peso normal será um desafio desgastante e você pode desenvolver também diabetes gestacional.

A dieta de uma mulher grávida deve ser a mesma de um adulto normal, exceto por 300 calorias a mais que ela poderá ingerir e que deve ser preferencialmente de alimentos nutritivos.

Inclua na sua dieta

Proteínas – feijão, soja, carne vermelha, peixe, nozes, frango e ovos;

Fibras – arroz, massa, pão, cereais, verduras e legumes crus e frutas com casca e bagaço;

Derivados do leite – leite desnatado, iogurte ou queijo;

Vitamina C – frutas cítricas como laranja, limão, acerola, maracujá e vegetais folhosos;

Cálcio – leite, iogurte, cottage, ricota, couve, semente de girassol, semente de linhaça, gergelim, iogurte desnatado;

Ferro – carnes vermelhas, miúdos, fígado, verduras verde-escuras, gema de ovo, frutas secas.