Docinhos de festa zero açúcar para comer sem culpa
15 de setembro de 2017
5 passos para uma depilação sem sofrimento
16 de setembro de 2017
Mostrar Todos

Cinco opções saudáveis para substituir o açúcar refinado

Há dois anos a Organização Mundial da Saúde reduziu a recomendação de consumo de açúcar de 10% para 5% das calorias diárias. Então, veja abaixo alternativas para trocar o açúcar por outros ingredientes que também adoçam o paladar

Por Malu Bonetto

As guloseimas mais consumidas pelos brasileiros, em sua maioria, levam açúcar na receita. No entanto, embora seja agradável ao paladar da maioria, os procedimentos químicos responsáveis por refinar e deixar o açúcar com a aparência branca removem todos os nutrientes presentes na cana, o que faz dele um alimento nocivo ao funcionamento do organismo. “Altamente viciante, o açúcar é um carboidrato simples de altíssimo índice glicêmico, capaz de propiciar o ganho de peso e desencadear enfermidades, como o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer, principalmente quando ingerido em excesso”, alerta a nutricionista Cyntia Maureen, consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.
E, justamente, por conta dos diversos malefícios que proporciona, há pouco mais de dois anos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reduziu a recomendação de consumo de açúcar de 10% para 5% das calorias diárias. Em uma dieta de duas mil quilocalorias, por exemplo, 100 delas poderiam vir do produto (equivalente a apenas 25 gramas). Porém, a boa notícia é que a substituição por outros elementos com características mais saudáveis é possível sem que o gosto dos alimentos fique prejudicado. Com o intuito de auxiliar quem deseja fazer essa troca, a consultora da Superbom lista as melhores alternativas ao açúcar:

Melado de cana
Subproduto da cana de açúcar, o melado consiste em um líquido espesso e de coloração bem escura. É rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6. “Por conta disso, o alimento auxilia no combate da anemia, regula o intestino, fortalece os ossos, além de ser excelente para a reconstituição das células vermelhas do sangue. Pode ser utilizado em diversas receitas, conservando sempre o sabor dos ingredientes”, afirma a especialista.

Stevia
Adoçante natural extraído de uma planta possui o poder de adoçar até 15 vezes mais que do o açúcar comum. Portanto, com apenas pouca quantidade é possível obter o sabor doce e o melhor, o stevia ainda não possui calorias e pode ser consumida por diabéticos.

Mel
Além de saboroso, conta com diversos nutrientes essenciais para a saúde do nosso corpo, entre eles, proteína e sais minerais. “Elaborado pelas abelhas a partir do néctar coletado das flores, o mel ainda com vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, C e Biotina. No entanto, para quem deseja emagrecer, é preciso moderar o consumo já que o alimento é relativamente calórico”, pondera.

Maçã
Outra excelente opção para substituir o açúcar normal é investir no açúcar de maçã que, apesar de ser pouco conhecido, é extremamente saudável e pode ser feito em casa. É uma forma de adoçar receitas e alimentos, além de aproveitar os diversos benefícios da fruta. “Para fazer o açúcar de maça, corte a fruta, retire as sementes, mas mantenha a casca. Bata em um liquidificador ou processador de alimentos em pequenos lotes, adicionando água suficiente para formar um purê. Desidrate a mistura a 60ºC em um forno e então deixe esfriar. Em seguida, bata o purê desidratado em um liquidificador até virar pó. Guarde em um recipiente hermético”.

Açúcar mascavo
O açúcar mascavo é o açúcar obtido da concentração do caldo de cana ao natural, não se utilizando de processos químicos. “Os benefícios de se consumir esse tipo de açúcar se devem justamente pelo fato de o mesmo ser praticamente in natura, fator que conserva os seus respectivos nutrientes, como o cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, vitamina B5, B6 e ácido fólico”, conclui Cyntia.