Abril: mês da conscientização contra o câncer de boca
19 de abril de 2017
Cuidados com o sistema respiratório durante o outono
20 de abril de 2017
Mostrar Todos

7 alimentos que contribuem para a queima de gordura

Quando pensamos em emagrecer, logo nos vem à cabeça uma dieta restrita com privação de alimentos deliciosos, certo? Não necessariamente! Com a ajuda dos alimentos certos, é possível emagrecer de forma prazerosa e sem passar fome

Segundo o nutricionista Rodrigo Polesso, criador do programa on-line de emagrecimento Código Emagrecer de Vez para ter uma vida saudável e magra, é preciso consumir alimentos verdadeiros, ou seja, alimentos que estão alinhados com o funcionamento normal dos hormônios do corpo e do seu metabolismo, além de cortar carboidratos refinados e processados. “A insulina é o hormônio principal que regula o armazenamento de gordura, promovendo a absorção da glicose do sangue pelos músculos e pelo tecido adiposo, fazendo com que a gordura seja estocada cada vez mais, independente da quantidade de alimentos ingerida”, explica. Por isso, Polesso conta que não é preciso se forçar a consumir menos alimentos em quantidade, uma vez que se foque na qualidade do que se come. Assim, ele sugere sete alimentos que auxiliam o corpo a regular os índices de insulina.

1. Couve-flor
Além de rico em nutrientes, pode substituir diversos alimentos cheios de carboidratos densos e de rápida absorção. Com ele é possível fazer pizza com massa de couve-flor, evitando o consumo de carboidratos refinados.

2. Atum
Entre as carnes e peixes disponíveis, o atum é um exemplo prático e nutritivo de alimento que ajuda o corpo a regular a insulina e, por consequência, queimar gordura. O especialista alerta para que se dê preferência ao peixe in natura ou em água.

3. Azeite de dendê e oliva
Esses óleos vegetais mais usados possuem efeito retardador no organismo, ou seja, promovem quadros de inflamação e hoje estão associados com diversas condições de saúde, entre elas o ganho de peso e problemas cardíacos.

4. Ovos
Considerados um dos verdadeiros coringas na alimentação saudável, os ovos são ricos em proteínas e gordura de alta qualidade, o que faz com que sejam ótimos controladores do hormônio insulina.

5. Chá
Todos os tipos de chás são ótimas opções de alimentos aceleradores, ou seja, podendo ser ótimos aliados na implantação de um estilo de vida saudável que substitui outras bebidas adoçadas e/ou artificiais que promovem o ganho de peso, desde que não sejam adoçados com açúcar e sim com adoçantes naturais, como o Xilitol, Eritritol, Stévia.

6. Semente de girassol
Na categoria de sementes, quase todas são bem vindas em uma alimentação variada e saudável. Elas podem ser usada em saladas e muitas outras receitas.

7. Morango
Ao contrário do que muitos pensam, nem todas as frutas contribuem para a queima de gordura. Algumas são consideradas moderadoras, principalmente as de alta carga glicêmica que podem retardar o emagrecimento ao invés de promovê-lo. O morango é uma das opções que contribui para a regulamentação da insulina, ao lado do abacate, limão, cranberry, mirtilos e coco, conforme ensina o especialista.