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4 kg em 15 dias – Emagrecer é sopa!

Que tal aproveitar o inverno e seguir um cardápio que ajuda a aquecer o corpo e perder aqueles quilinhos extras? Se você gostou da ideia, aposte nas sopas. Elas são gostosas, nutritivas, leves e dão aquela forcinha para quem está em busca de uma silhueta nova para arrasar nas próximas estações

Por Patrícia Affonso

Dizem por aí que as temperaturas mais baixas, típicas do inverno, são inimigas de quem está fazendo controle de peso. E para falar a verdade essa afirmação tem mesmo sentido. Afinal de contas, o friozinho aumenta nossa sensação de fome e faz dos minutos extras debaixo das cobertas o álibi perfeito para faltar na academia. Ou seja, passamos a comer mais e a malhar bem menos do que no verão. E o resultado da equação + comida e atividade física, você já conhece: em pouco tempo, aquela roupa que você tanto adora começa a dar trabalho para abotoar, o caimento já não é mais o mesmo, e os pneuzinhos começam a surgir no lugar das curvas…
Mas antes de se desesperar e começar a se conformar de que o inverno foi feito mesmo para engordar, que tal analisar as coisas por uma ótica mais favorável para o seu shape? A gente ajuda: aproveite essa estação para iniciar um poderoso programa de emagrecimento quando as protagonistas do cardápio são as sopas. Quentinhas e suculentas, elas caem superbem nesses dias gelados. “E, se bem preparadas, com a inclusão de vegetais, cereais e proteínas, tornam-se alimentos ricos em nutrientes e com alto poder de saciedade”, destaca a nutricionista Alessandra Paula Nunes (SP).
Para ajudá-la na batalha contra os quilos indesejáveis, pedimos para que a nutróloga Liliane Oppermann (SP) preparasse um menu bem quentinho, mas que não deixe devendo em sabor e não tampouco em energia! Segundo a especialista, em uma quinzena, é possível secar 4kg se você seguir à risca esse cardápio que contabiliza 1200 calorias ao dia. “Mas é importante praticar exercícios regularmente para potencializar e ajudar a manter os resultados por muito mais tempo”, salienta Liliane Oppermann. Pronta para começar? Então, abasteça a sua dispensa e bom inverno leve para você!

Cardápio para livrar-se dos excessos
Com esse menu de 1.200 calorias por dias, você emagrece 4 kg em 15 dias e ainda mantém o corpo aquecido.


Fuja das armadilhas

Não se engane, não é só porque é sopa que trata-se de um prato de baixa caloria. Alguns ingredientes ou a forma do preparo podem comprometer a leveza do seu caldo e, consequentemente, a eficácia da sua dieta. Veja as dicas para evitar esses deslizes:
– Evite combinar duas fontes de proteínas e duas fontes de carboidratos no mesmo preparo. Exemplo: se utilizar carne, não utilize ovo nem frios.
– Fique atenta às carnes gordurosas e que somam calorias em excesso na sua sopa. As melhores opções são patinho, filé de frango e músculo. Aposte também nos peixes e na soja para compor receitas diferentes.
– Sal, em demasia, faz o organismo reter líquidos e inchar. Para dar um gostinho especial aos seus preparos, utilize temperos naturais como alho, cebola e manjericão.
– Evite utilizar creme de leite, queijos gordurosos e embutidos na preparação da sopa. Macarrão, arroz e crouttons? Prefira as versões integrais e modere.
– Muita gente gosta de degustar um pãozinho como acompanhamento da sopa. A recomendação é consumir apenas metade do pão francês e retirar o miolo. O melhor é aderir à duplinha quando o caldo em questão for mais leve e permitir um complemento de calorias, como no caso das receitas com vegetais.
– Salpicar linhaça, aveia ou farelo de trigo na sopa aumenta seu valor nutricional.

1001 variedades
Dieta boa tem de ter variação nos alimentos. Do contrário a gente enjoa, acaba dando umas escapadinhas para compensar o paladar e aí já viu: o resultado vai por água abaixo. Confira receitas deliciosas para manter a dieta sem esforço:

SOPA DE RICOTA
Rendimento: 5 porções, Valor Calórico: 116 calorias/porção
Ingredientes: 1 litro de água + 3 cenouras cruas + 1 berinjela + 1 colher (sopa) de margarina light + 1 pitada de pimenta do reino + 200 g de ricota + 1 pitada de sal + 1 colher (sopa) de salsa + queijo parmesão ralado light para polvilhar.
Modo de Preparo: Corte a berinjela e as cenouras descascadas. Refogue-as em margarina, junte o sal e a pimenta-do-reino. Bata no liquidificador, junto com a ricota. Coloque para cozinhar em panela de pressão, por uns 20 minutos, junto com a salsa picadinha. Pode ser servida com crouttons.

SOPA DE CENOURAS
Rendimento: 5 porções, valor calórico: 106 calorias/porção
Ingredientes: ½ xícara (chá) de água + 1 pé de alface + 1 cebola média + 4 cenouras cozidas + 1 litro de leite desnatado + 1 colher (sopa) de amido de milho + 1 colher (sopa) de margarina light + sal a gosto
Modo de preparo: Lave as folhas de alface e corte-as em tirinhas. Esprema a cenoura cozida. Cozinhe juntos a cebola ralada, o purê de cenoura, a margarina e tempere com sal. Junte o amido de milho dissolvida na água e mexa até engrossar um pouco. Adicione o alface somente antes de servir. Sirva acompanhada de 1/2 pão francês (sem miolo) ou 2 torradas light.

SOPA DE MILHO E BATATA
Rendimento: 3 porções, Valor Calórico: 176 calorias/porção
Ingredientes: 1 xícara (chá) de água + 300 g de batata + 1 cebola média + 150 g de cenoura crua + 1 colher (sopa) de farinha de trigo + 400 ml de leite desnatado + ½ col (sopa) margarina light + 1 lata de milho verde + 1 pimenta do reino + sal a gosto
Modo de preparo: Em uma panela antiaderente, coloque a margarina, a cebola, o milho, a batata picada em cubos, a cenoura em rodelas e a água fervente. Cozinhe mexendo sempre até que a cebola e a batata fiquem macias. Coloque a metade dessa mistura no liquidificador e bata até obter um creme. Adicione o leite quente e a farinha dissolvida em água fria. Coloque de volta na panela, junte a pimenta e cozinhe em fogo baixo até engrossar. Sirva a seguir.

SOPA DE BACALHAU COM GRÃO DE BICO
Rendimento: 4 porções. Valor calórico: 236 calorias/porção
Ingredientes: 140 g de bacalhau dessalgado + 2 batatas médias + 1 cebola + 40 g de salsão + 1 tomate picadinho + ½ pimentão picadinho + 6 folhas de couve manteiga picada + 1 colher de sopa de farinha de trigo + 2 xícaras de grão de bico cozido
Modo de preparo: deixe o bacalhau de molho em água geladapara dessalgar. Depois cozinhe-o e desfie. Em uma panela, refogue a metade do bacalhau com água (1 ½ litro) a cebola e o salsão. Acrescente as batatas, o pimentão, o tomate e a couve, adicione água e deixe ferver. Quando os legumes estiverem macios, acrescente a farinha diluída em água, mexendo sempre. Acrescente a metade do grão de bico já cozido. Bata uma parte da sopa no liquidificador e devolva a panela, acrescente o restante do bacalhau e o grão de bico.

SOPA DE LENTILHA COM FRANGO
Rendimento: 4 porções, valor Calórico: 174 calorias/porção
Ingredientes: 200 g de peito de frango + 50 g de lentilha + 1 tomate em cubos + 3 maços de macarrão cabelo de anjo + 1 cebola + 6 folhas de acelga + 1 colher de sopa de farinha de trigo + ½ copo de leite desnatado + 1 ½ litro de água + louro à gosto + vinagre, açafrão e coentro à gosto
Modo de preparo: depois de retirar pele e gordura do frango, corte-o em cubos e lave com vinagre para retirar o cheiro. Tempere com açafrão, coentro e deixe marinar. Cozinhe a lentilha até ficar macia. Em uma panela, cozinhe o frango com água, cebola e cheiro verde. Depois de frio, escorra a água e desfie o frango. Cozinhe a batata e o louro em água. Acrescente o macarrão, a acelga e cozinhe mais um pouco. Bata no liquidificador uma parte pequena da sopa com a farinha de trigo diluída em leite e devolva a panela mexendo sempre até engrossar. Adicione as lentilhas e o frango desfiado.

A praticidade em xeque
Por conta de seu baixo teor calórico aliado ao preparo rápido e fácil, as sopas instantâneas tornam-se uma tentação, especialmente nos dias mais corridos. No entanto, os especialistas em saúde e nutrição garantem que nada substitui o velho e bom preparo caseiro. “Os temperos e conservantes utilizados nesses alimentos semiprontos contêm alta concentração de sódio, o que os torna alternativas perigosas para quem sofre com hipertensão. O nutriente favorece a retenção hídrica, que deixa o corpo com aspecto inchado”, explica a nutricionista Aline Garrido, do Spa Med Sorocaba (SP). Outra questão é que muitos desses produtos valorizam apenas a leveza, sendo opções nutricionalmente pobres e que não conferem saciedade. Daí, as chances de você exagerar na próxima refeição e sabotar o seu regime aumentam significativamente. Então, já sabe: consuma as sopas prontas com moderação.