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-3 kg em 7 dias com a dieta dos sucos

Se o fim das férias deixou você com um saldo negativo, ou melhor, com alguns quilinhos a mais, não se desespere. Aproveite o calorzão que ainda está fazendo e invista em uma dieta líquida para recuperar suas curvas sinuosas

Por Rosina Silva

Férias é o período para relaxar, esquecer das obrigações e dar um tempo na dieta. Mas como o Carnaval já passou e a vida voltou ao normal, você contabiliza o prejuízo na balança. Muita calma, nesta hora! Nada de sair atrás de dietas malucas. O importante agora é se livrar de uns quilinhos e desintoxicar o organismo para depois voltar a uma dieta balanceada, que a fará manter o peso por muito mais tempo. Na verdade é isto que propõe o recém-lançado livro A Fantástica Dieta dos Sucos – Perca até 3 Quilos em 7 Dias (Ed. Marco Zero, R$ 49). Composta basicamente por sucos, chás, vitaminas, frutas e legumes, a dieta visa fazer com que seu organismo funcione de maneira mais efi ciente, melhorando o metabolismo e acelerando a perda de peso. Pensando nisso, nós fomos atrás de uma nutricionista que preparasse uma dieta, um pouco menos radical, mas que mantivesse pelo menos uma das refeições líquidas, para que você conseguisse seguir com tranquilidade e ainda perdesse os mesmos três quilos em uma semana. “Além dos sucos e shakes hiper nutritivos, no cardápio, há carboidratos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Todos estes alimentos proporcionam saciedade, possuem ação termogênica – ou seja, acelera o metabolismo – e são ricos em vitaminas, sais minerais e fi bras. Estas últimas, por sinal, garantem a redução da absorção de gorduras e açúcares pelo organismo”, explica a nutricionista Vanessa Franzen Leite (RS), especialista em obesidade e emagrecimento, psicologia do emagrecimento e nutrição esportiva. Outra preocupação de Vanessa Leite foi colocar refeições a cada três horas para não deixar o organismo debilitado, nem o metabolismo lento. “É importante que se consumam calorias sufi cientes para perder peso. Se forem poucas, seu corpo, programado para sobreviver, armazenará energia em forma de gordura”, complementa. Mas nada de extrapolar os limites. A dieta foi elaborada para ser seguida por no máximo sete dias. Mais do que isso, ela pode diminuir seu metabolismo e deixar de ser equilibrada. Por isso, depois de uma semana, procure voltar a comer de forma saudável e equilibrada. Essa ainda continua sendo a melhor maneira de se manter em forma.

Cardápio para uma semana
Confira o menu que a nutricionista Vanessa Leite elaborou para você conseguir emagrecer 3 kg em sete dias. Vale lembrar que não vale segui-lo por mais tempo para não correr o risco de debilitar o organismo.

Dicas espertas
A nutricionista Vanessa franzen Leite explica como alguns ingredientes tão simples podem dar aquele up na dieta. Você pode até usar para o futuro!
GELO > cubos de gelo aceleram o metabolismo por serem gelados. ou seja, o organismo fi ca mais acelerado para aumentar a temperatura corporal.
PIMENTA > acrescente pimenta moída nos pratos (do almoço e do jantar), pois ela é termogênica, ou seja, provoca uma aceleração do metabolismo.
GENGIBRE > é um alimento termogênico.
BARRA DE PROTEÍNA > proteína tem um excelente efeito térmico, assim, gastamos mais calorias para digeri-las. Além disso, ela proporciona saciedade.
COLÁGENO > essa susbtância é excelente para ajudar a dar fi rmeza no tecido cutâneo; para manter em dia a saúde dos cabelos e unhas; e para aumentar a massa muscular.
LINHAÇA > rica em ácidos graxos essenciais, essa semente ajuda no emagrecimento
e no funcionamento do intestino.
ORGÂNICOS > procure ingerir frutas orgânicas que são livres de agrotóxicos, agentes químicos e conservantes.

Anote essas receitas!

Suco que acelera metabolismo
Ingredientes
1 folha de couve + 1 pedaço (pequeno) de gengibre sem casca + 1 laranja sem casca + 1 copo (200 ml) de água + 2 cubos de gelo
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Shake funcional I
Ingredientes

1 copo (200 ml) de leite de soja light + 6 framboesas (congeladas) + 1 col. (sopa) de semente de linhaça + 2 cubos de gelo
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco vitaminado
Ingredientes

½ beterraba sem casca + 1 folha de couve + ½ cenoura + 1 maçã + 1 copo (200 ml) de suco de tangerina + 2 cubos de gelo
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco desintoxicante
Ingredientes

1 folha de couve + 1 maçã + 1 pedaço (pequeno) de gengibre sem casca + 1 col. (sopa) de semente de linhaça + 1 copo (200 ml) de água filtrada + 2 cubos de gelo
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco pele firme
Ingredientes
½ copo (200 ml) de leite de soja light + 2 fatias de abacaxi + 1 banana-maçã + 1 col. (sopa) de colágeno hidrolisado + 2 cubos de gelo de água de coco + 2 cubos de gelo de água filtrada
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Shake funcional II
Ingredientes
1 copo (200 ml) de leite de soja light + 1 maçã + 1 col. (sopa) de linhaça + 2 cubos de gelo
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco colorido cremoso
Ingredientes
5 amoras + 1 fatia (grande) de melão + 2 fatias (grandes) de abacaxi + 1 laranja sem casca + 1 folha (grande) de alface americana + ½ pote de iogurte
desnatado + 2 cubos de gelo
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco energético
Ingredientes
15 uvas + 2 kiwi + 1 laranja + 2 cubos de gelo
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Muita atenção!
Sucos também têm calorias

Em um país como o nosso, em que a diversidade de frutas é enorme, fica fácil seguir a recomendação dos nutricionistas e consumir quatro frutas ao dia. “Fontes de minerais, como cálcio e potássio; e vitaminas C e do complexo B. alguns preferem o consumo através dos sucos naturais, feitos da fruta batida, o que pode ser uma ótima opção, mas é importante lembrar que no processamento acaba se perdendo algumas propriedades, como as fibras”, explica o nutrólogo maximo asinelli (PR).
Como todo alimento, o consumo deve ser moderado. Apesar de saudáveis, as frutas possuem calorias e açúcares (frutose) e se consumidas em excesso podem engordar.
Para saber qual o valor calórico de um suco, some a quantidade de frutas usadas e multiplicar pelas calorias de cada:
Abacaxi (uma fatia): 44 calorias
Acerola (uma unidade): 4 calorias
Laranja (uma unidade): 62 calorias
Maracujá (uma unidade): 50 calorias
Melancia (uma fatia): 48 calorias
Melão (uma fatia): 32 calorias
Morango (uma unidade): 5 calorias
Tangerina (uma unidade): 65 calorias
Por exemplo, o suco de laranja: cada fruta tem cerca de 62 calorias, mas para se fazer um copo de 240 ml usa-se de 4 a 5 unidades, assim o suco terá no total entre 248 a 310 calorias. Os sucos menos calóricos são aqueles preparados com água e livres da adição de açúcar.