Fios tensores contra flacidez
1 de julho de 2010
Mais linda ainda!
1 de julho de 2010
Mostrar Todos

Tire suas dúvidas sobre cirurgias

Minhas orelhas não têm as dobrinhas em cima. Qual a cirurgia mais indicada?
Fernanda Souza, Amparo-SP
PB
Esse é uma caso muito mais comum do que se imagina. A cirurgia para corrigir esse problema é a otoplastia, que consegue remodelar a cartilagem da orelha, formando os contornos externos visíveis. O procedimento pode ser realizado em ambiente hospitalar e sob anestesia local seguida de sedação. Primeiramente, o cirurgião plástico realiza uma incisão na pele atrás da orelha para em seguida modelar a cartilagem e diminuir o ângulo da concha da orelha com o crânio, finalizando o processo com a sutura do tecido. A paciente permanece com uma fita de contenção sobre as orelhas por pelo menos três semanas, principalmente para dormir, para evitar que o paciente deite sobre as orelhas e estrague o resultado da operação. Toda cirurgia demanda um mínimo de três meses para ser declarada terminada- tempo que organismos levam para terminar completamente um processo de cicatrização.

O silicone usado nas próteses para os seios podem gerar problemas para a nossa saúde?
Vitória Silva, por e-mail
PB
Não, essas substâncias não são prejudiciais para a saúde. Mesmo porque a ciência médica acredita em fatos comprovados cientificamente, não em crenças e até o momento nada foi provado contra o material. Mas é importante verificar com seu cirurgião plástico a procedência da prótese. Emagreci e fiquei com o umbigo flácido e no formato horizontal.

Existe alguma cirurgia para mudar isso?
Renata Freitas, por e-mail
PB
Se for uma flacidez muito localizada (só no umbigo) é possível fazer a correção local com a retirada de uma pequena porção de pele acima do umbigo. Se houver flacidez abdominal associada, o melhor é fazer uma plástica abdominal em que todas as estruturas serão realinhadas, inclusive o umbigo. “Essa plástica reposiciona os retos abdominais, que ficarão colados um ao outro por uma sutura cirúrgica. Retira-se também o excesso de pele e tecido adiposo através da incisão feita acima do púbis (como se fosse uma cesárea mais alongada para os lados) que fica escondida com as roupas íntimas”, explica o cirurgião plástico Marcelo Daher, diretor da Centroplástica da Interclínica (RJ).

Minhas panturrilhas são bem fininhas. Qual a cirurgia mais indicada para deixá-las modeladas?
Janice Cardoso, Porto Alegre-RS
PB
A melhor cirurgia é a colocação de implante de silicone, realizada sob anestesia peridural ou geral. A incisão é feita no início da batata da perna, por onde é colocada a prótese entre os músculos (o tamanho depende da elasticidade da pele da paciente). É recomendado repouso de dois a três dias, podendo voltar a movimentação normal após uma semana, não é recomendado ficar longos períodos em pé nem fazer caminhadas por pelo menos 21 dias.

Se eu não gostar do resultado dos meus seios, posso tirar a prótese de silicone que foi implantada?
Areta Bastos, via e-mail
PB
Não existe qualquer tipo de impedimento em retirar o implante de silicone. Isso é até algo comum em casos de infecção ou rejeição, mas há inconvenientes. Caso a pele já tenha se expandido para acomodar a prótese, com a retirada haverá sobra de tecido e isso terá de ser corrigido com outra cirurgia. Por isso a cirurgia deve ser muito bem planejada para que se tenha o máximo de informações sobre seus prós e contras.

A lipoaspiração pode ser realizada por dermatologistas ou apenas pelos cirurgiões plásticos?
Sheila Soares, São Luiz -MA
PB
A lipoaspiração pode ser legalmente realizada por qualquer médico, no entanto somente o cirurgião plástico tem treinamento para realizá-la, da mesma forma que um neurocirurgião é o único especialista treinado em cirurgial cerebral. “Você levaria seu filho para tratar uma pneumonia com um ortopedista?”, questiona o cirurgião plástico André Eyler (RJ). É de suma importância procurar um especialista experiente para atingir um melhor resultado com segurança. Verifique se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br), pois isso é um certificado de que ele está apto para atuar, já que o cirurgião passa por uma série de avaliações antes de se tornar membro.

Desejo muito fazer rinoplastia. Posso escolher como quero o novo formato do meu nariz?
Maria Dolores Sampaio, por e-mail
PB
Normalmente, quem se submete à rinoplastia busca um resultado natural, daí a importância do cirurgião plástico analisar o equilíbrio estético entre o nariz e a face para ficar com aspecto o mais natural possível. Ou seja, ele, em conjunto com a paciente, claro, que decidirá o novo perfil.