Debutando no bisturi
27 de setembro de 2010
Beber durante a refeição faz a barriga ficar maior?
28 de setembro de 2010
Mostrar Todos

Qualquer pessoa pode colocar implante de silicone?

Qualquer pessoa pode se submeter à plástica de implante de silicone nos seios?
Carolina Borges, São Paulo, SP
PB A primeira indicação para colocação de prótese mamária é a falta de volume que pode ser originária por falta de desenvolvimento ou involucional. A cirurgia é indicada por deformidades, razão psicológica, baixa autoestima, falta de autoconfiança e inibição sexual. “E contraindicamos este procedimento quando os riscos da cirurgia sabidamente estão aumentados por diversos fatores, como por exemplo, distúrbios da coagulação sanguínea ou doenças que no momento não estão devidamente controladas, como o diabetes e a hipertensão. Infecções locais também podem desencadear situações assustadoras, como a prótese é um corpo estranho, a infecção pode levar a remoção imediata da mesma para evitar complicações maiores”, explica o cirurgião plástico Fausto Bermeo (DF) . Mas é importante saber que em toda cirurgia pode haver sangramentos e hematomas que precisam ser drenados em condições estatisticamente aceitáveis na literatura médica.

A celulite está me incomodando muito e penso em fazer uma lipoaspiração para resolver o caso. Elas vão diminuir ou até mesmo sumir com isso?
Julia Cardoso, Salvador, BA
PB Quando se realiza a lipoaspiração, a quantidade de células adiposas (gordurosas) diminuem muito e, consequentemente, a tensão dos grânulos de gordura sob a pele também diminuem. Com isso, o aspecto da celulite melhora bastante. Mas para que ela suma por completo, outro fatores estão envolvidos, como: alimentação correta e prática de atividades físicas.

Há alguma idade mínima para realizar uma cirurgiana face para eliminar a flacidez cutânea?
Regina Campos, Vitória, ES
PB Hoje em dia, cada vez mais jovens procuram pela cirurgia de face após terem passado por um emagrecimento acentuado depois uma cirurgia bariátrica. Mas é preciso ter bem claro que cada caso é um caso. “Se for rinoplastia, a idade mínima seria de 16 anos, porque antes dessa idade as cartilagens ainda estão em formação, e em casos de lifting faciais só podem ser feitos em torno dos 30 anos porque antes não há caimento de pele, a não ser que seja causado por um emagrecimento acentuado”, explica o cirurgião plástico Marcelo Assis (SP).

Descobri que estou com câncer de mama, e o médico disse que terei de retirar o seio por completo. Posso fazer a reconstrução nesse mesmo momento?
Maria Cecília, via e-mail
PB Existem casos de câncer de mama que pode ser realizada a reconstrução imediata das mamas com prótese, ou seja, a prótese é colocada no espaço onde foi retirada a glândula, a reconstrução da aréola e do mamilo é feita no mesmo momento, usando pele local e enxerto. Mas esses são casos em que não há indicação de radioterapia, que poderia causar danos na prótese.

Por quanto tempo vou precisar usar curativo depois de fazer uma cirurgia de orelha de abano?
Regina Campos, via e-mail
PB Cada cirurgião tem sua própria rotina, mas em geral o curativo compressivo deve permanecer fechado por 48 horas. Após este período é realizado curativo, mantendo apenas uma cinta compressiva que deve ser utilizada por pelo menos 15 dias consecutivos, enquanto o paciente está em casa e nas noites. Com isso, garantimos o posicionamento conseguido na cirurgia, pois a cartilagem tem memória e eventuais recidivas são descritas na literatura. Sem contar que diminuímos a probabilidade de inchaço, equimoses ou roxos. Usamos fios absorvíveis, nesse caso não precisam ser retirados, diminuindo com isso esta preocupação frequente. Os resultados podem ser vistos na hora, porém resultados definitivos em torno de três a seis meses.

Sou soropositivo e queria fazer plástica. Posso?
Sarah Oliveira, Santo André, SP
PB Geralmente, os cirurgiões plásticos consultam e solicitam a orientação do infectologista do próprio paciente. Um dos parâmetros condicionantes a realizar ou não a cirurgia é a cargaviral. Se está acima do permitido não é recomendado realizar o procedimento, então é necessário esperar baixar para poder operar com maior segurança para o paciente.

Tenho uma cicatriz vertical de uma cesariana. Há, ainda, um pequeno excesso de pele e flacidez. Dá para fazer plástica sem ficar uma cicatriz maior?
Andressa Cavalcante, por e-mail
PB O primeiro passo é agendar uma consulta com o seu cirurgião plástico para avaliar a quantidade de tecido e a qualidade da pele entre o umbigo e a região dos pelos pubianos. Dependendo do caso, é possível fazer uma abdominoplastia para retirar o corte vertical e fazer uma incisão horizontal, escondida na marca do biquíni.