Linda após a folia
7 de fevereiro de 2013
Bem longe da TPM
15 de fevereiro de 2013
Mostrar Todos

Roupas apertadas: livre-se delas

Por Andressa D’Amato

Que mulher não tem uma roupa mais justinha no guarda-roupa? Mas, o uso regular deste tipo de vestimenta pode trazer prejuízos à saúde e ao corpo. Segundo o angiologista Ary Elwing (SP), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, o uso de roupas e lingeries apertados podem impedir a circulação do sangue venoso. “Roupas justas em jeans ou demais tecidos, e até mesmo cintas compressoras costumam dificultar o retorno do sangue, gerando compreensão na região abdominal e, ao longo das pernas”, explica.

E, os malefícios não param por aí, não. As peças justas podem contribuir para o surgimento e piora daqueles furinhos indesejados, a celulite. Além disso, pode comprometer a má circulação sanguínea e até o sistema respiratório. “Prender a respiração para vestir uma roupa impede a passagem do ar e isso faz com que a respiração só chegue até a parte alta do tórax. Por esse motivo, as trocas de gases não acontecem da maneira correta e seu corpo passa a acumular gás carbônico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento e a má oxigenação do cérebro”, aponta.

Desaperte, já!
Muitos problemas podem surgir por conta das roupas apertas. Em mulheres, por exemplo, podem provocar corrimentos e até mesmo doenças como candidíase. Já nos homens, o uso de cuecas justas causa dores nos testículos e até o comprometimento da quantidade e qualidades dos espermatozoides produzidos. Saiba mais sobre os cinco males mais arriscados:

Circulação em risco
A calça jeans é responsável por dificultar o retorno do sangue venoso. “Essa compressão nos membros inferiores e na região abdominal prejudica a circulação e, consequentemente, causa sérios problemas à saúde”, ressalta.

Varizes
Em alguns casos, o surgimento de varizes pode estar relacionado ao uso constante de calças apertadas, pois elas prejudicam a circulação. A progesterona, um dos hormônios femininos, provoca a dilatação das veias, deixando-as tortuosas e dolorosas. Se você sofre desse mal, opte por usar peças confortáveis.

Dores nas costas
Você sabe qual é a relação da sua calça jeans com as dores nas costas? O angiologista explica que, a partir do momento que você usa uma roupa bem justa, passa a restringir seus movimentos. “Os músculos sentem-se sobrecarregados e as vértebras passam a exigir um esforço maior para realizar qualquer atividade. As camisas apertadas que impedem o movimento dos braços também pode proporcionar uma sensação de peso, ardência e até formigamento”, alerta.

Celulite
As roupas justas retardam o tratamento contra a celulite e favorece o aparecimento dos furinhos. “Isso porque elas prejudicam a circulação sanguínea e agravam a formação dos nódulos de gordura”, comenta.

Problemas digestivos
O uso de calça justa contribui para a má digestão. “Calças e cintos muito apertados pressionam o estômago, fazendo com que os ácidos responsáveis pela digestão voltem para o esôfago, causando azia e refluxo”, esclarece.

Mas se você não consegue desapertar…
Se você gosta de roupas justas e não consegue viver sem elas, opte pelas versões stretch, já que elas possem elastano em sua composição, o que ajuda na flexibilidade dos movimentos, ok?