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Acupuntura no combate à insônia

Por Andressa D’Amato 

Quem sofre com a insônia sabe o quanto é desagradável passar noites em claro. As causas podem ser ansiedade, depressão, estresse, uso de medicamentos, dor muscular ou articular, colchão ruim, dentre outras inúmeras questões, que podem tanto fazer a pessoa ter dificuldade em pegar no sono, como acordar várias vezes durante a noite. Com isso, o cansaço, sonolência, falta de memória, irritabilidade e dificuldade para se concentrar tomam conta da pessoa durante o dia. Por isso, é fundamental uma avaliação médica para confirmar se, de fato, a insônia é o problema.

Para acabar com essa questão e voltar a dormir tranquilamente, deve-se corrigir hábitos inadequados e, também, vale aderir a técnicas de relaxamento e psicoterapia. Quem tem insônia deve regular seus horários de dormir e acordar. Não adianta, por exemplo, ficar na cama até mais tarde para compensar uma noite mal dormida. Atividades estimulantes durante a noite, como televisão e computador e, ainda, excesso de cafeína, álcool, comida, nicotina e falta de exercícios físicos (ou em demasia) são prejudiciais para quem tem problemas para dormir. Se você tem insônia, fuja desses hábitos.

O poder da acupuntura

A acupuntura, felizmente, vem se mostrando uma opção muito eficiente para o tratamento da insônia. “O tratamento por meio da acupuntura é extremamente eficaz. Temos conseguido melhorar a qualidade do sono dos nossos pacientes em até 90% com esta técnica”, explica a fisioterapeuta Tatiana Dumaresq, da clínica Fisio & Quality (SP).

Segundo a profissional, a acupuntura deve ser aplicada semanalmente até que o padrão de sono normal seja restabelecido. Depois de estabilizado, as sessões podem ser quinzenais e, posteriormente, mensais. Embora a acupuntura contra a insônia possa ser realizada em qualquer horário, o ideal é que aconteça no final do dia. Dessa maneira, o estresse será reduzido e favorecerá o sono mais tranquilo.

Serviço
www.fisioequality.com.br