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Veja como adaptar o cardápio do dia a dia para garantir um bronzeado perfeito

Sabemos que para exibir o bronze típico do verão é preciso paciência, afinal, não podemos abrir mão do protetor solar. Então, que tal incluir alguns alimentos no seu dia a dia que estimulam o bronzeado (mesmo sem a exposição prolongada ao sol) e evitam a descamação da pele?

dietaRicos em nutrientes e capazes de estimular a produção de melanina, alguns alimentos são grandes aliados na hora de conquistar e manter a cor do verão. Os mais conhecidos, cenoura, abóbora, manga e mamão, são ricos em betacaroteno e vitamina A. “Além de auxiliar na produção de melanina (pigmento responsável pela cor da pele) , são antioxidantes e ajudam na proteção dos danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo assim, o envelhecimento da pele pela exposição ao sol”, diz a nutricionista Isabel Andrade, da Venutri (SP). Além do betacaroteno, outros alimentos que também devem ser incluídos na alimentação são aqueles fontes de licopeno (tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga), vitamina C (encontrada em frutas cítricas e também nos alimentos de cor verde escuro) e vitamina E (facilmente encontrada nas sementes oleaginosas, óleos vegetais e no gérmen de trigo) e ômega 3 (presente em atum, salmão, sardinha, arenque, cavala, azeite e linhaça), que também têm ação antioxidante e desenvolve um papel fundamental na defesa contra o estresse oxidativo. E claro, para manter a pele hidratada, a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP), ressalta que devemos ingerir mais líquido que o habitual.
Mas lembre-se, o segredo de um lindo e saudável bronzeado é a proteção então não abra mão do protetor solar, chapéu e óculos de sol. E, para eliminar a salinidade da água do mar na pele e a química da água da piscina, tome uma ducha sempre após o banho de mar ou piscina para evitar o descascamento da pele e claro, abuse dos cremes hidratantes e óleos de banho. E lembre-se: o mormaço de dias nublados e abafados são tão prejudiciais à pele quanto um dia ensolarado.

chaConfira a receita elaborada pela nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar (SP), para potencializar seu bronze. E ela ainda dá uma dica em relação a beterraba. “Por ser fonte de ferro, prefira as menores, onde a concentração é maior.”

Suco Red
Ingredientes: 1 beterraba pequena; 1 cenoura pequena; 1 colher de sopa de linhaça dourada; 1 laranja com bagaço e gelo à vontade
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador
Rendimento: 1 copo 300 ml
Calorias: 145 por copo