Corpo sequinho com lipo
Corpo sequinho com lipo: a técnica certa para cada caso
31 de Março de 2016
Make amigo da pele
31 de Março de 2016
Mostrar Todos

Rosto lisinho com preenchimentos

Rosto lisinho

O envelhecimento da pele é um processo natural e não há como fugir do aparecimento das rugas e linhas de expressão. A boa notícia, no entanto, é que com os avanços da medicina estética dá para dizer adeus a esses sinais de envelhecimento

Por: Cibele Carbone

São poucas as verdades da vida, mas uma delas nós temos certeza: iremos envelhecer! Não tem jeito, esse é um processo natural e impossível de ser paralisado. O problema é que o envelhecimento traz junto uma série de probleminhas, como dor nas costas e dificuldade para emagrecer. Mas o que incomoda realmente boa parte das mulheres são aqueles que ficam estampados no rosto: rugas e linhas de expressão. “O processo de envelhecimento se dá partir dos 25 anos e vai acelerando ao longo do tempo. Com o passar dos anos, as células da pele diminuem sua capacidade de renovação e os fibroblastos reduzem a produção das fibras de colágeno e elastina, que conferem firmeza e elasticidade à pele. Deste modo, ela perde elasticidade e se torna mais fina e flácida, começando a apresentar rugas. O envelhecimento natural também causa a atrofia dos tecidos moles (músculos, pele e gordura), e por isso ocorre a perda de volume em regiões como, por exemplo, as maçãs do rosto, e os ossos acabam ficando realçados sob a pele”, explica o cirurgião plástico André Eyler (RJ). Além disso, há os fatores externos –como sol e poluição – que também influenciam (e muito!) o envelhecimento.

Mas mesmo não tendo como fugir das rugas e linhas de expressão, é possível tornar o processo mais suave e menos traumático. “Para diminuir o impacto do envelhecimento extrínseco, aquele provocado por agentes externos, medidas simples podem ser tomadas, como usar filtro solar diário e evitar a exposição solar direta com o uso de chapéus, óculos e outros acessórios que bloqueiem a incidência direta da radiação solar sobre a pele”, explica a dermatologista Thais Jerez Jaime (SP). “Já o envelhecimento intrínseco, que é ligado com a carga hereditária, não tem como prevenir”, explica a dermatologista Flávia Lira Diniz (RJ).

Além dos cuidados citados acima, vitaminas e suplementos antioxidantes específicos para cada tipo de pele também ajudam a manter o visual mais jovem, pois eles impedem os radicais livres de iniciarem uma série de reações que culminam na destruição de colágeno da pele.

Agora, mesmo com todos esses cuidados, chega um momento em que as rugas e linhas de expressão começam a dar às caras. Nessa hora, uma boa alternativa para recuperar o aspecto jovial é o preenchimento facial. “O preenchimento pode ser comparado com uma ‘massa de modelar” ou como um ‘cimento’. Ele deve ser indicado sempre que observamos desníveis na face que podem ser corrigidos ou ser usado com o intuito de dar volume a uma região. Os locais mais comuns de preenchi-mento são: região de olheiras, sulco nasogeniano, lábios, malares e região de contorno do rosto”, diz a dermatologista Thais Jerez. Confira a seguir quais os tipos de preenchimento que existem e qual a indicação de cada um deles. 

Raio X dos Preenchimentos Faciais

Rosto lisinho 2• Ácido L-Polilático

Indicação: Indicado para fazer o preenchimento de sulcos ou amenizar a perda de volume em certas regiões da face, como bochechas.

Como é feita a aplicação: Uma pomada anestésica é passada no local e a injeção com a substância é aplicada de forma mais superficial ou profunda, de acordo com a profundidade e localização do sulco. O procedimento dura de 20 a 40 minutos e não é indicado para pessoas com doenças autoimunes, grávidas ou lactantes.

Resultados e vantagens: O resultado demora de 30 a 60 dias para ser notado, tempo que o organismo necessita para providenciar a formação de novo colágeno. O efeito pode durar cerca de 18 meses.

Número de aplicações: Três, em média, com intervalo de um mês cada uma delas.


• Ácido Hialurônico

Indicação: Indicado para amenizar os sulcos nasogenianos (bigode chinês), sulco entre as sobrancelhas e em regiões próximas ao canto da boca. Não é indicado para gestantes, portadores de doenças autoimunes e para quem faz uso de anticoagulante.

Como é feita a aplicação: A substância em gel transparente é aplicada por meio de uma agulha bem fina nos locais onde se deseja preencher. Ela pode ser injetada superficialmente ou profundamente, de acordo com o caso. Para aliviar a dor, pode ser utilizado anestésico tópico ou fazer o bloqueio do nervo.

Resultados e vantagens: O efeito de rejuvenescimento e a suavização das linhas de expressão são notados logo após a sessão e o efeito pode durar até seis meses.

Número de aplicações: Uma.


• Enxerto de Gordura

Indicação: Preenche sulcos nasogenianos e marcas de expressão na região da testa.

Como é feita a aplicação: Pelo método de lipoaspiração, o médico retira gordura de alguma parte do corpo onde ela esteja sobrando, como culote ou abdômen. Este material será, então, tratado e injetado nos sulcos a fim de preenchê-los.

Resultados e vantagens: O efeito é notado imediatamente. Porém, como parte da gordura é reabsorvida pelo organismo, o resultado dura de seis a oito meses.

Número de aplicações: Uma.