fitness
Malhar em jejum? Nada disso!
12 de maio de 2016
frutas
Alimentos que curam
16 de maio de 2016
Mostrar Todos

Receitas para fios lindos

cabelo

Se você anda sem tempo de ir ao salão hidratar os fios, saiba que alguns ingredientes que você tem em casa podem ajudar e muito a manter os fios saudáveis

Por Malu Bonetto

Já reparou como nosso cabelo sofre no dia com o uso excessivo de químicas, secador e chapinha? Nada mais natural de que ele peça socorro e a maneira que encontra de mostrar que está em “perigo” é ficando ressecado, sem brilho e quebradiço. Para reverter esse quadro, não é preciso investir em tratamentos caríssimos. Você pode usar ingredientes que tem na cozinha e fazer receitas que vão recuperar a saúde das suas madeixas. Confira:

abacate

O abacate é rico em propriedades que restauram as fibras capilares

MÁSCARA DE ABACATE E MEL: o abacate é reconhecido por seu poder de restauração capilar e sua grande capacidade em dar brilho, maciez e vida aos cabelos. “Essa fruta contém uma enorme quantidade de óleo, vitaminas e nutrientes que são os grandes responsáveis pela restauração e conservação dos fios. Por isso, esse procedimento também é indicado para combater pontas duplas, além de cabelos fracos e quebradiços”, explica a terapeuta capilar Renata Fraga (MG). Já o mel tem um alto poder de hidratação.
Receita: bata no liquidificador meio abacate e duas colheres de mel. Com o cabelo úmido, aplique a máscara de abacate e deixe agir por 30 minutos, abafando o cabelo com uma touca. Após este tempo, enxágue os fios normalmente com água corrente.

GEL DE ÁGUA DE COCO: a água de coco é capaz de promover uma super hidratação, reduzir o volume e deixar os fios mais flexíveis, com mais balanço. Recomendada especialmente para quem tem cabelos com química.
Receita: retire a água de um coco verde (não pode ser industrializado), coloque em um recipiente e deixe-a na geladeira por três dias até que o líquido se transforme em um gel. Aplique nos fios, deixe agir por 10 a 15 minutos e, em seguida, enxágue e lave seus cabelos como de costume.

ÁGUA DE GOIABA: extremamente rica em vitamina C, essa fruta promove o crescimento de cabelo saudável e ajuda no combate a problemas de perda de cabelo. “As folhas de goiabeira também oferecem uma ajuda incrível contra queda dos fios”, diz Renata Fraga.
Receita: ferva cinco folhas de goiabeira na água e deixe esfriar em temperatura ambiente. Massageie suavemente o couro cabeludo com a solução e em seguida enxágue com água. Repita o procedimento três vezes por semana.

mel

O mel é conhecido pelo seu alto poder de hidratação

CREME DE BABOSA E MEL: quando usados juntos garantem um cabelo hidratado profundamente.
Receita: retire o gel de uma folha de babosa e misture com mel. A quantidade de mel dependerá da sua quantidade de cabelo. Aplique ao longo dos fios, sem encostar na raiz do cabelo. Deixe nos cabelos por 30 minutos. Em seguida, lave normalmente com xampu e passe o condicionador pra selar os fios.

ÓLEO DE ALECRIM E COCO: uma das principais ações do alecrim é estimular a circulação no couro cabeludo. “O óleo de coco, além de hidratar as madeixas, também é excelente para a limpeza do couro cabeludo. Logo, a combinação dos dois vai garantir limpeza, ativação da circulação do couro cabeludo e hidratação dos fios”, complementa a terapeuta capilar.
Receita: reserve uma xícara de folhas frescas de alecrim e meia xícara de óleo de coco. Em fogo médio, misture os ingredientes até o óleo aquecer, sem deixar que ferva. Desligue o fogo e espere esfriar. Coe as folhas e despeje a mistura em um recipiente. Massageie o couro cabeludo com o óleo. Passe ao longo dos fios, enluvando-os. Deixe a mistura agir por 20 minutos usando touca. Retire e lave os cabelos como de costume.