Protetor solar: esclarecemos todas as suas dúvidas
14 de dezembro de 2017
Ultra violet: a cor que vai dominar 2018
14 de dezembro de 2017
Mostrar Todos

Quantos cosméticos você usa diariamente?

Se você respondeu mais do que quatro, saiba que você não é a única. Afinal, que mulher resiste a um hidratante, sérum antienvelhecimento, gel antiacne e, claro, fotoprotetor. São tantos os cosméticos que usamos que, muitas vezes, até ficamos na dúvida da ordem correta para a aplicação de cada um deles

 

Nos dias de hoje a preocupação com a beleza vem aumentando cada vez mais, principalmente quando se fala sobre a aparência da pele. Não é à toa que temos inúmeros produtos específicos para o rosto em nossa prateleira. Mas poucos se atentam em relação a ordem correta que esses produtos devem ser passados e que existem alguns ativos que se anulam, mas também existem muitos que se complementam em sua formulação. Por exemplo, se eu passar um produto que tem como finalidade o tratamento da pele antes de limpá-la, as impurezas impedirão a ação do produto. Mas afinal qual a sequência correta? Segundo a dermatologista Valéria Marcondes na rotina diária deve-se sempre começar pela limpeza que é o passo mais básico. Em peles mais secas e sensíveis, é recomendado realizar a limpeza com demaquilantes ou produtos micelares que combinam óleo e água. Já em peles mais oleosas, pode-se usar sabonetes líquidos ou em barra com alguns princípios ativos que tratem e absorvam a oleosidade.

O passo seguinte é a tonificação, para que, após a limpeza, a pele fique com o ph mais próximo ao original. “Quando lavamos a pele acabamos deixando-a muito alcalinizada, pois o sabão possui o PH muito básico. Então, quando utilizamos o tônico, normalizamos o ph, tornando-o mais parecido com o ph normal da pele”, explica a dermatologista. Após a limpeza e a tonificação vem a aplicação dos séruns, loções e cremes, sempre indo dos produtos de apresentação mais liquidas para os mais consistentes, na seguinte sequência: loções, séruns, cremes e máscaras. Segundo a Dra. Valéria esta ordem deve ser seguida, pois quanto mais fluído o veículo, maior sua capacidade de concentração de princípios ativos. Por fim, aplica-se o filtro solar.

De acordo com Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, alguns produtos devem ser passados apenas de manhã ou a noite, sempre se baseando no tratamento. “Durante o dia o foco é a proteção contra radiação solar, oxidantes e perda de água, então deve se aplicar fotoprotetores, antioxidantes e hidratantes. Já durante a noite deve-se focar na renovação utilizando produtos antienvelhecimento, antirrugas e cosméticos com ativos de ação reparadora como ácidos, coenzima Q10, dragosine, entre muitos outros”, completa. Outro fator importante na hora de passar vários cosméticos em sequência no rosto é o tempo de secagem de cada um: antes de passar um cosmético, por exemplo, deve-se esperar até que o anterior esteja completamente seco. Ou seja, depois de limpar e tonificar a pele, o ideal é esperar de 10 a 15 minutos para passar os cremes e as loções. “Se passados logo em seguida, sua pele estará com pouquíssima oleosidade, o que pode fazer com que os cosméticos e ativos penetrem demais na pele, machucando o tecido e promovendo irritação, descamação e dificuldade de manter o uso”, desta a Dra. Valéria.

Para quem tem o ritmo de vida muito corrido os multifuncionais são ótimos. Pode-se realizar a limpeza do rosto com uma água micelar que já possui função de tonificação e depois passar um produto que possua ação hidratante, antienvelhecimento, fotoprotetora e ainda contenha cor. “Porém o mais importante é que você consulte regularmente um dermatologista. Apenas ele poderá avaliar e dizer quais produtos são ideais para cada tipo de pele e como devem ser utilizados em cada caso”, finaliza Isabel.