Massagem das Famosas
16 de dezembro de 2016
Técnicas para deixar seu sorriso pronto para a selfie
16 de dezembro de 2016
Mostrar Todos

Poderoso Óleo de Coco

Foi só algumas famosas como Yasmin Brunet, Fernanda Souza e até mesmo a top internacional Miranda Kerr declararem seu amor pelo óleo de coco para esse ativo voltar à cena e tornar-se o mais novo queridinho no universo da beleza. Por isso, fomos conversar com especialistas para descobrir se todo esse amor faz realmente sentido. Confira!

Por: Cibele Carbone

Sabe aquele produtinho que faz mil maravilhas para cabelo, pele e saúde? Pois ele atende pelo nome de óleo de coco. “O óleo de coco se tornou popular devido ao seu tipo de gordura. Ele contém ácidos gordos de cadeia média que são muito melhor metabolizados pelo corpo do que os ácidos gordos de cadeia longa. Além disso, ele contém compostos como ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico que são bons para a saúde. Ele pode ser benéfico tanto na ingestão oral ou para o uso tópico”, explica a biomédica esteta Renata Tomasco, da Clínica Vidhera (RJ). Ao ser inserido na dieta, esse ingrediente ajuda a diminuir o colesterol, a acelerar o metabolismo – já que possui efeito termogênico -, tem ação anti-inflamatória e antitrombótica. Para a nossa beleza, ele é responsável por pele e madeixas mais hidratadas.

Na hora de comprar o óleo de coco é essencial verificar a procedência do produto. Só compre o produto orgânico e verifique se ele é livre de conservantes ou algum tipo de componente químico. Se você gostou da ideia de inserir esse item na sua rotina de beleza, confira a seguir como ele pode ser utilizado:

coco1HIDRATAR OS FIOS

Espalhe o óleo de coco sobre os fios e deixe agir por cerca de 20 minutos. Após isso, lave as madeixas como de costume e irá notar as madeixas macias, brilhantes e hidratadas. “Lembre-se de não aplicar o produto na raiz e nem use-o em excesso, principalmente se tiver fi os oleosos, para não agravar o caso”, explica o hairstylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur (RJ).

ELIMINAR O FRIZZ

Nada pior do que aqueles fiozinhos arrepiados no topo da cabeça. Para garantir que eles não apareçam, a dica é aplicar duas gotas de óleo de coco na palma das mãos, massagear bem e depois passá-las sobre o cabelo. O efeito será semelhante a de um leave-in ou óleo reparador.

COMBATER A CASPA

“O óleo de coco tem propriedades antibacterianas e antifúgicas”, diz o hairstylist Dudu Castro, do Crystal Hair (RJ). Quando o couro cabeludo está ressecado, devido ao excesso de processos químicos, por exemplo, ele pode descamar e surgir a caspa. Nesse caso você deve espalhar um pouco de óleo de coco no couro cabeludo antes de dormir e lavar as madeixas ao acordar.

FORTALECER O CABELO

“Por ter um alto poder de hidratação, ele ajuda no crescimento por manter o cabelo hidratado e, consequentemente, deixá-lo mais forte e com vida”, comenta o terapeuta capilar Paulo Mazanandê (RJ). As donas de fios secos podem fazer uma máscara de hidratação após o xampu. Já quem tem cabelo oleoso deve aplicar o óleo de coco antes de lavar o cabelo.

EXFOLIAR E HIDRATAR OS LÁBIOS

Maneira prática de se livrar do ressecamento da superfície dos lábios. Basta fazer uma pastinha com açúcar e óleo de coco e massagear bem a região. Esse truque pode ser feito uma vez por semana.

AMOLECER CUTÍCULAS

A vitamina E hidrata e também ajuda a amolecer as cutículas, além de fortalecer as unhas. Para isso, basta usá-lo como uma pasta sobre as pontas dos dedos, massageando bem a área. Após cerca de 15 minutos, pode lavar as mãos.

HIDRATAR A PELE

Pode ser usado após o banho para deixar a cútis macia e hidratada, já que ele recupera sua oleosidade natural e também funciona como uma barreira, evitando a perda de água do tecido cutâneo. Vale lembrar que ele também é rico em ativos antioxidantes, ou seja, é eficiente também para retardar o processo de envelhecimento.