clima seco
SOS clima seco
6 de maio de 2016
noiva
Make para o grande dia
9 de maio de 2016
Mostrar Todos

Pés lisinhos e macios

pes

Com que frequência você lixa a sola dos pés? Pois saiba que esse simples hábito, que aparentemente deixa a região mais lisinha, pode dar o efeito contrário e deixar a pele ainda mais grossa

Por Malu Bonetto

A pele da planta dos pés é naturalmente mais espessa, já que seus seis milímetros de espessura é composto pela epiderme e queratina (proteína morta). “Além disso, essa região suporta todo o peso do nosso corpo, faz atrito constante com o solado dos calçados, que muitas vezes é constituído por substâncias sintéticas ou ricos em pigmentos que provocam um quadro de irritação como tentativa natural de espessamento para autoproteção”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E é justamente essa espessura que queremos combater com a lixa mas, “quanto mais agressivo for o quadro de exfoliação, maior será o rebote produzido pela pele, com uma resposta natural do corpo de espessamento ainda maior. Além disso, num primeiro momento, nós podemos perder a capacidade natural de autoproteção, tirando também o estrato córneo natural que protege os pés, o que abre a porta de entrada para fungos e bactérias, além de aumentar a sensibilidade, e ajudar no desenvolvimento de dermatite irritativa ou de contato”, alerta.

Mas, então, como deixar a região macia e lisinha? A solução pode ser mais simples do que você imagina: exfoliação natural! O primeiro passo é embeber os pés em uma solução que pode ser de água com uma mistura de óleos, ou mesmo com alguns extratos naturais (de mentha piperita, de hortelã, de óleo de alecrim ou de amêndoas) para então começar a exfoliação com movimentos circulares na região do dorso e da planta dos pés. “Os pés úmidos facilitam a retirada do processo das células mortas, ou seja, a queratina. E não há a possibilidade da machucadura, uma vez que, com a pele úmida, há um processo melhor de exfoliação e depois de hidratação”, complementa. Para exfoliar a região podemos usar sal grosso, numa emulsão com óleos naturais, ou mistura de açúcar com mel e, logo depois, usar um creme hidratante à base de lanolina, vaselina, manteiga de karité, Vitamina E, Pro Vitamina B5 e a ureia. Para manter os pés lisinhos repita a exfoliação e hidratação a cada sete dias, mas se a região não for tão espessa pode ser feita a cada 15 dias.