Plástica para “emagrecer os dedos dos pés”
28 de agosto de 2012
Fumantes podem ter até quatro vezes mais complicações nas cirurgias
29 de agosto de 2012
Mostrar Todos

Peles sensíveis: saiba como escolher o cosmético ideal

A queixa pelo uso de cosméticos inadequados é comum em pessoas de pele sensível, também definida como reativa, hiper-reativa, intolerante ou irritada. Conheça alguns fatores que vão ajudá-lo na escolha do produto ideal para sua condição de pele

 

Algumas características como ressecamento, descamação, coceira, vermelhidão, baixa imunidade, irritação, pouca hidratação, envelhecimento prematuro, pele muito clara ou com textura muito fina, sem vitalidade e sem brilho, são comuns em indivíduos de pele sensível, independentemente do seu tipo, se é seca ou oleosa, por exemplo.

Sensações à flor da pele

Entre as reações indesejadas em uma pele sensível estão sensações de ardor, prurido (coceira), pinicação e formigamento, que podem ser desencadeadas por fatores psicológicos, como estresse, hormonais, físicos como por exemplo frio, calor, vento e radiação, e agentes químicos, como cosméticos, água e poluição. O uso de cosméticos inadequados pode fragilizar a pele com sensibilidade, deixando-a mais exposta aos agentes agressores. Por isso a importância de estar atento à escolha do cosmético adequado, para amenizar e até eliminar esse desconforto.

Dicas para escolher seu cosmético

-Leia sempre o rótulo a fim de conhecer melhor as características do produto e se é indicado para o seu caso.

-Opte por cosméticos com Bases Biocompatíveis, que se integram perfeitamente à pele minimizando riscos de sensibilização: livres de parabenos, óleo mineral, propilenoglicol, conservantes liberadores de formol, como o DMDM Hidantoin e Imidazolidinil Urea, fragrância e corantes.

-Prefira bases mais encorpadas, que ofereçam o máximo de hidratação e nutrição, ricas em ômegas, que ajudam a recuperar a pele adequadamente.

-O pH de produto deve ser perto do natural da pele ou levemente ácido, em torno de 5,5

-Ativos naturais e com certificação orgânica, por exemplo, podem oferecer uma segurança a mais nos cosméticos indicados para peles sensíveis.

-Busque produtos com ativos para hidratar, dessensibilizar, nutrir, recuperar, revitalizar e rejuvenescer.

 

Consultoria: Isabel Luiza Piatti / Técnica em Estética e Diretora de Treinamentos e P&D da Buona Vita Cosméticos – isabel@buonavita.com.br – www.buonavita.com.br

 

Leia essa e outras matérias na Plástica & Beleza n° 128.