Micropigmentação: uma técnica, vários benefícios
1 de dezembro de 2017
Alimentos que vão turbinar sua dieta e te ajudar a entrar em forma para o verão
4 de dezembro de 2017
Mostrar Todos

Mitos e verdades sobre o protetor solar

Apesar de tanto se falar sobre protetor solar, muita gente ainda têm  dúvidas sobre o assunto. Justamente por isso, listamos alguns mitos e verdades para você entender melhor a utilização desse produto

 

Peles morenas não precisam usar filtro solar.
MITO. “As peles morenas por produzirem mais melanina, pigmento que dá a coloração, são mais protegidas, porém podem acabar manchando mais, ou seja, não deixe de usar protetor solar”, explica Elizete Garcia, coordenadora técnica da Extratos da Terra.

É verdade que não devemos usar filtro solar corporal na face.
VERDADE. As formulações faciais são as mais adequadas para esta região tanto que algumas até possuem toque seco e combatem a oleosidade, pois contêm ativos específicos para o rosto, colo e mãos. Já o uso do filtro corporal não é proibido nem contra indicado na face, mas os faciais são os mais adequados.

Nos dias nublados não é preciso usar protetor solar.
MITO. O protetor solar deve ser usado em qualquer clima ou estação do ano isto porque, os raios solares mesmo não visíveis a olho nu, estão presentes durante todo o dia.

Os protetores devem ser reaplicados a cada 2h.
VERDADE. A cada 2 ou 3 horas devemos repetir a aplicação principalmente se estivermos imersos na água por muito tempo. Mas, lembrando, o suor e outros fatores também interferem e por estes motivos precisamos repor principalmente em exposição contínua.

Quanto mais filtro eu aplicar, mais protegido estarei.
VERDADE. Não podemos economizar nem espalhar de qualquer forma o produto, pois muitas vezes esse ato acaba manchando a pele. O ideal é aplicar cerca de 1 colher de chá para o rosto, colo e pescoço.

Em ambientes fechados, com luz visível, não preciso aplicar filtro solar.
MITO. As luzes visíveis podem causar manchas, então a proteção vale para elas também, assim como frio e vento.

Os filtros solares com cor são mais eficientes.
VERDADE. Além de camuflarem alguns sinais indesejados, como mancha e acne, os filtros solares tipo base são excelentes para bloquear a ação do sol.

Todo filtro solar deixa a pele oleosa.
MITO. Os filtros tipo base possuem toque seco e são adequados às peles oleosas. Alguns produtos possuem ativos que, inclusive, diminuem a produção da oleosidade tratando a pele oleosa.