Sucos que ajudam a recuperar a energia
1 de dezembro de 2017
Mitos e verdades sobre o protetor solar
4 de dezembro de 2017
Mostrar Todos

Micropigmentação: uma técnica, vários benefícios

Cada vez mais, as mulheres estão recorrendo a micropigmentação para disfarçar a falta de pelos nas sobrancelhas ou algumas imperfeições. Quem explica mais sobre a técnica é a especialista em micropigmentação Mariana Queiroz, proprietária do Espaço Sobrancelha Desenhada

 

O que é micropigmentação?
Nessa técnica, aplicamos o pigmento na primeira camada da pele (epiderme e a derme) e, por ser um procedimento estético duradouro, mas não definitivo, a estimativa é que cada processo de micropigmentação dure um ano, podendo ter maior durabilidade ou não conforme cada tipo de pele, oleosidade e cuidados que a pessoa tem no decorrer desse período

Quem pode fazer?
São poucas as contra-indicações, grávidas, diabéticos em nível avançado (por prejudicar a cicatrização) e pessoas com câncer de pele em fase de tratamento. No caso de pessoas com algum tipo de doença, o procedimento pode ser feito após a autorização médica.

Quais regiões ela pode ser feita?
A micropigmentação pode ser aplicada para corrigir falhas, delinear e colorir partes do corpo que merecem ganhar maior destaque. Como por exemplo, nas sobrancelhas para redesenhar ou corrigir falhas já que seu efeito natural imita os fios, contorno dos olhos para quem possui cílios ralos e claros ou quer um delineado natural e, de contorno e preenchimento da boca seja para um efeito de batom ou apenas para conferir um contorno definido a bocas muito pálidas.

Passo a passo
* Micropigmentação fio a fio: antes de começar o procedimento, fazemos marcações com lápis no rosto da cliente para entender a proporção e desenhar milimetricamente onde vai começar e terminar a micropigmentação. É fundamental se aproximar do resultado que a cliente procura, respeitando os traços naturais de cada rosto, levando em conta também a espessura do pelo e a cor do fio. Após delimitar esse espaço, a cliente aprova o desenho e, com uma máquina manual fazemos a micropigmentação fio a fio, para deixar o desenho mais detalhado e mais simétrico ao rosto. O procedimento é feito em uma hora, a cicatrização demora 30 dias e, em alguns casos, é necessário retocar a micropigmentação em alguns pontos para ajustar qualquer falha.

* Micropigmentação nos olhos e na boca: a micropigmentação feita nos olhos (pálpebra superior e inferior) e na boca é feita com uma máquina elétrica. O procedimento é realizado da mesma maneira que a micropigmentação fio a fio mas, antes de começar, passamos uma pomada anestésica para evitar que o cliente sinta qualquer desconforto durante a aplicação da técnica.
No contorno dos olhos, a aplicação do pigmento é feita com muito cuidado entre os cílios. Essa técnica conta com vários tipos de cores, consistências e extensões, a ideia é oferecer um aspecto marcado e ao mesmo tempo natural.
A micropigmentação feita nos lábios começa de fora pra dentro, justamente para chegar o mais próximo da cor natural da boca, dando uma aparência saudável aos lábios.

Quais cuidados devomos ter para não desbotar?
Para a micropigmentação da boca é fundamental mantê-la hidratada, afinal o procedimento vai saindo conforme a descamação do lábio. Já na sobrancelha, não existe uma cartilha de cuidados, mas é fundamental um ótimo tratamento com a pele. Se a cliente ficar muito exposta ao sol, passar protetor solar pode ajudar a não desbotar. O mesmo serve para quem tem pele oleosa – fazer um tratamento de pele para conter essa oleosidade pode ajudar também na micropigmentação.