corrida
Apaixone-se pela corrida
12 de julho de 2016
labios
Lábios jovens de novo
14 de julho de 2016
Mostrar Todos

Rosto livre de melasmas

melasma

Manchas escuras sobre a pele. Batizadas de melasmas, elas acometem ambos os sexos, mas são mais comuns em mulheres acima dos 25 anos, particularmente nas morenas. O bom a é que dá para amenizar a aparência dessas marcas

Por Malu Bonetto

A aparição dos melasmas estão relacionadas com fatores hormonais, exposição solar e hereditariedade, ou seja, se algum parente de primeiro grau na sua família tem melasma, existe um risco, de aproximadamente 50%, de você também ter. Mas não se desespere, apesar de ser um problema muito aparente e, dependendo do grau de mancha, difícil de esconder, simples mudanças de hábitos, segundo a dermatologista Maira Astur, do Instituto Astur (SP), devem ser incorporados com disciplina para amenizar a aparência.

– Se você faz uso de anticoncepcional, converse com seu ginecologista se há possibilidade de uso de um método anticoncepcional com menor carga hormonal.
– Use sabonetes que não ressequem a sua pele, porque será necessário o uso conjunto de outros produtos que deixam a pele sensível.
– Use filtro solar da forma correta, ou seja, filtro solares com amplo espectro de proteção para raios ultravioleta A e B, com FPS 50 ou mais e com cor. E claro, reaplique-o a cada três horas.
– Evite ao máximo a exposição ao sol da pele manchada, abuse dos chapéus e bonés com tecidos que impeçam os raios ultravioletas.
– Aplique cremes despigmentantes pela manhã ou à noite. Eles vão renovar a pele, trocar as células mortas e manchadas e inibir a pigmentação de novas células. São exemplos, a hidroquinona, ácido retinóico, ácido glicólico, ácido tranexâmico, arbutin, ácido kójico, ácido azeláico.
– Abuse das vitaminas e antioxidantes que aumentam a proteção da pele contra os efeitos nocivos da radiação solar. Como os produtos contendo Polipodiumleucotomos, vitamina C e E.
– Se jogue na maquiagem, ela bloqueia fisicamente a ação dos raios solares na pele. Além de que, com a pele maquiada, a pessoa se sente mais confortável e menos constrangida com o problema.