Dream Plastic explica os 10 fatores fundamentais para você escolher uma ótima clínica de cirurgia plástica
24 de março de 2017
Aprenda a fazer docinhos light à base de cacau
27 de março de 2017
Mostrar Todos

Maquiagem vencida: não coloque sua pele em risco

Você tem várias opções de batons, pós faciais e outros produtinhos de make. Mas já parou para ver a data de validade desses produtos? Confira abaixo os riscos de usar maquiagem vencida

 

Se você compra muita maquiagem, provavelmente deve ter algum produtinho vencido dentro do nécessaire. Afinal, dificilmente, conseguimos usar todos eles, até o final, antes do prazo da data de validade. O problema é que usar maquiagem vencida coloca a saúde em risco. As máscaras para cílios, por causa da proximidade com mucosas dos olhos, são os campeões das queixas nos dermatologistas. “A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos, mas os olhos e as mucosas são mais desprotegidos e, o uso de maquiagens vencidas na região dos olhos pode causar conjuntivite bacteriana”, explica o farmacêutico Rodrigo Kury, diretor técnico da Ecenne. Outra ameaça é a do uso do lápis de olho vencido, que pode irritar a região e fazer com que a glândula tente se livrar daquele depósito de pigmento e provocar um processo inflamatório pela presença da sujidade que obstrui o ducto de saída da glândula, criando uma inflamação como o terçol. “Posteriormente, as bactérias da nossa própria pele podem contaminar a área e fazer o terçol propriamente dito, com um nódulo que inicialmente é inflamatório, mas pode vir a ser infeccioso”, completa. Apesar de nem sempre esse processo de contaminação ser visível, observe se o produto mudou de cor, se o odor está bem alterado e, não confie naquele blush lindo e com cara de novinho, ainda depois de vários meses.

Confira algumas dicas de como armazenar sua maquiagem:
* Nunca guarde o make no banheiro. Este é o pior lugar por causa da umidade. Opte por uma caixa ou frasqueira no closet ou armário, e leve para o banheiro quando for maquiar-se.
* Cole as datas de validade dos produtos para não esquecer de conferir periodicamente.
* Escolha tons apropriados para sua pele e seu estilo de vida e não compre em excesso. Assim você usará constantemente e quase até o fim do produto.
* Lave seus pincéis de quinze em quinze dias e seque-os com secador de cabelos. Muitas vezes são eles que contaminam a maquiagem.
* A cada mês, passe aspirador de pó na gaveta ou nécessaire de maquiagem. Note como ficam sujas de pó. Isto é uma grande fonte de alimentação para bactérias e ácaros.