Sua pele pede ar
15 de maio de 2012
Óculos de farmácia faz mal?
22 de maio de 2012
Mostrar Todos

Makes que valem uma plástica

Além de dar um up, a maquiagem correta consegue disfarçar imperfeições como um nariz maior, bochechas salientes, olhos caídos e boca fina. Veja como camuflar esses problemas em poucos minutos e conquiste um visual mais harmonioso

Por Andressa D’Amato

 

Rugas camufladas

Donas de pele mais madura devem ter certos cuidados na hora da maquiagem. “Nada de carregar na produção. Uma base mais fina e pouco pó compacto, além do uso do primer, irão ajudar a deixar a cútis com uma aparência mais jovem. O uso demasiado de pó compacto poderá craquelar a pele”, comenta o maquiador Junior Alves, do salão Beka Internacional.

evite> pó compacto, já que ele pode deixar a pele com efeito trincado.

aposte> bases translúcidas são mais leves e não deixam a pele pesada.

 

Olhar poderoso

Esfumar a sombra no canto externo do côncavo até perto da sobrancelha ajuda a levantar o olhar. O delineador também é peça-chave para esse efeito. “Dê sempre uma valorizada na parte de cima do olho e tome muito cuidado com o canto externo. Preocupe-se com cílios postiços mal colocados e lápis e delineador mal acabados, pois isso tudo pode aumentar a impressão de um olho caído”, afi rma o maquiador Mario Belchior, do Maison Esmell (RJ).

evite> lápis preto por dentro dos olhos, pois poderá deixá-los com visual de ainda mais caídos e, também, o uso de sombras coloridas para não evidenciar a região.

aposte> delineadores para levantar o olhar.

 

Nariz perfeitinho

No caso do nariz mais aberto, o famoso “batata”, escureça as abas com uma sombra marrom esfumada e ilumine o centro do nariz para amenizar o problema. “Iluminar demais ou não esfumar corretamente são os erros mais comuns nesse caso”, alerta o maquiador Junior Alves. Caso o make fique em excesso, o problema poderá parecer ainda maior.

evite> exagerar na maquiagem para afinar o nariz, já que o disfarce pode ficar visível demais.

aposte> sombra marrom para criar sombras.

 

Bochecha magrinha

Para amenizar bochechas salientes, o blush marrom é a opção ideal. Aplique-o em uma linha imaginária entre o lóbulo da orelha e o canto externo dos lábios, esfume bem com a ajuda de um pincel. “Para as mais morenas a cor bronze e marrom são ótimas. Já as mais branquinhas, podem optar por tons de pêssego e rosa”, aconselha o maquiador Cláudio Araújo, da Kryolan (SP).

evite> blushes coloridos. Não deixe a região marcada e nem exagere na dose do produto.

aposte> blushes nas tonalidades neutras.

 

Boca turbinada

“O segredo é contornar a boca com o lápis da mesma cor do batom. As tonalidades indicadas para esse efeito são as escuras, como o vermelho, marrom ou vinho. Tons claros diminuem ainda mais os lábios, fuja dos nudes”, recomenda Cláudio Araújo. O erro mais cometido nesse caso e que deve ser banido, é de usar o lápis de contorno labial mais escuro que o batom, pois o efeito ficaria bem artificial.

evite> lápis para contorno labial mais escuro do que o batom. Essa tentativa comprometerá muito a produção.

aposte> lápis de contorno labial da mesma cor do batom. Eles ajudam a dar a impressão de lábios maiores.

 

Leia essa e outras matérias na íntegra na revista Plástica & Beleza n° 126