Pequenos & Poderosos
Pequenos & Poderosos
5 de abril de 2016
Sucos contra o inchaço
6 de abril de 2016
Mostrar Todos

Pecados da Beleza

Pecados da Beleza

Pecados-da-BelezaAlguns hábitos, por mais inocentes que possam parecer, fazem um mal danado para o nosso visual. Se você comete algum deles, confira a seguir como não cair mais na tentação!


Por:
Malu Bonetto

LIVRE-SE DOS PECADOS DA BELEZA

Tentação 1: Tomar banho muito quente

Um banho quentinho para relaxar o corpo pode parecer algo inofensivo, mas a alta temperatura da água tira a proteção natural da pele, responsável por manter a hidratação e a textura suave. “Se sua pele é desidratada, ela ficará ainda mais seca, pois não vai ter mais a proteção que segurava a sua hidratação natural. Agora, se sua pele é oleosa, o corpo produzirá ainda mais sebo para tentar proteger sua pele da agressão sofrida com a água quente e esse excesso pode contribuir para o aparecimento de acnes”, explica a dermatologista Inaê Cavalcanti, da Dom Medicina Personalizada (SP). Então prefira o banho morno!

Tentação 2: Sair de casa sem protetor solar

Se você acha que só porque não está um dia ensolarado não há a necessidade de aplicar protetor solar, engana-se! O sol tem efeito cumulativo e a radiação solar agride a parede dos vasos, as fibras de colágeno, a elastina e o DNA das células que, modificadas, podem causar câncer de pele. Segundo a dermatologista Inaê Cavalcanti, aos 25 anos já ocorrem cerca de 70% dos danos que vão evoluir para rugas, manchas, flacidez e também câncer de pele. Comece hoje mesmo a usar protetor solar para não se desesperar no futuro!

Tentação 3: Apertar cravos e espinhas

Esse irresistível “apertãozinho” pode deixar sua pele machucada e até marcada. O primeiro passo é prevenir o surgimento da acne seguindo uma alimentação balanceada, ingerindo bastante líquido e fazendo a higienização correta da pele. Nas espinhas que aparecem ocasionalmente – hello, período da TPM! -, uma boa dica é investir nos secativos para amenizar o volume e a vermelhidão da danada. Agora, se mesmo seguindo esses cuidados, as espinhas e cravos surgirem em grande quantidade no seu rosto, procure um profissional para fazer uma limpeza mais profunda, sem agredir a sua derme. Mas se você está sem tempo na agenda, os secativos e corretivos podem ser ótimos aliados.

Tentação 4: Dormir com maquiagemPecados-da-Beleza-3

Você chega em casa, depois de um dia exaustivo e fica com preguiça de tirar o make? Péssimo erro! Saiba que é durante a noite que nossa pele tem maior atividade de respiração, renovação celular e está em processo de osmose (troca de substâncias, em que tudo que está em excesso sai e o que está em falta entra). Ou seja, é importantíssimo que a pele esteja muito limpa com sabonetes específicos para o seu tipo de pele e hidratada para que todo esse processo descrito aconteça perfeitamente e a sua cútis não fique com aparência opaca, desvitalizada e poros entupidos.

Tentação 5: Alisar o cabelo com formol

Na hora de recorrer à química para alisar os fios, fuja dos produtos que têm formol. “Esse componente, além de destruir a camada externa do cabelo também destrói as internas, compostas por queratina e melanina – responsáveis pela cor do cabelo. O formol forma uma espécie de filme plástico sobre a fibra capilar, o que impede a troca de água e, como a umidade não consegue entrar, os fios ficam extremamente ressecados”, explica a hair stylist Katia Pacheco Barbosa, diretora do Salão Menta Pimenta (SP). Mas nem por isso é preciso dizer adeus às madeixas lisinhas. Existem outras técnicas que conseguem esse efeito, como a escova à base de tioglicolato de amônia, perfeita para domar fios volumosos.

Pecados-da-Beleza-4Tentação 6: Prender o cabelo molhado 

Rabos de cavalo e coques não fazem mal aos fios, pelo contrário, dão um charme todo especial à produção. Mas, para não comprometer os fios, é preciso não puxá-los muito e nem usar elásticos apertados. E nunca, mas nunca mesmo, prenda as madeixas quando estiverem molhadas para não quebrar as fibras capilares.

Tentação 7: Usar chapinha e secador

As altas temperaturas dos aparelhos danificam os fios a longo prazo, principalmente quando utilizado todos os dias. O ideal é evitar de usá-los, mas caso seja necessário não esqueça de aplicar algum produto protetor térmico nos cabelos ainda úmidos. “O produto ajuda a preservar a estrutura do cabelo, criando uma película de proteção na fibra capilar, selando a cutícula e protegendo-a do calor”, diz a hair stylist Katia Pacheco Barbosa. E não se esqueça: se a sua chapinha ou secador tiverem um regulador de calor, use-os na temperatura mais baixa possível.