Descubra por que é importante ser um doador de sangue
25 de novembro de 2016
Conquiste um bumbum durinho e arrebitado com a ajuda da prótese de silicone
28 de novembro de 2016
Mostrar Todos

Fuja das armadilhas que podem comprometer a sua beleza durante a temporada de verão

Na verão, o que mais queremos é aproveitar os dias de descanso sob o sol, na praia ou na piscina. Mas para que esse período seja aproveitado ao máximo, a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos (SP), ensina como não cair nas ciladas que comprometem o visual

Por Malu Bonetto

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO
Doces e carboidratos são os grandes vilões – não só dessa época, mas, sim, do ano inteiro – porque se transformam em açúcar no nosso corpo. “O açúcar em excesso liga-se as nossas proteínas, principalmente o colágeno e, quando essa ligação ocorre, modifica a estrutura do colágeno, que perde sua configuração inicial. Esse processo se chama glicação, que causa as rugas e amarelamento”, explica a farmacêutica Mika Yamaguchi. Para quem não resiste a um doce, mas não abre mão da saúde e elasticidade da pele, uma boa opção é optar por ingredientes orais e tópicos com ação antiglicante, que impede os malefícios do açúcar na pele.

NÃO ABUSE DAS BEBIDAS ÁLCOOLICAS
Em geral, elas deixam a pele ressecada e sem brilho porque, para metabolizar o álcool ingerido, o organismo buscará água e, se não houver suficiente, ele a busca nos tecidos periféricos, quer dizer, nos órgãos vitais, para realizar seu trabalho. “E é aí que mora o perigo, pois esse ‘roubo’ de água, certamente, vai deixar a pele menos hidratada e propensa ao ressecamento e a descamação.” O ideal é consumir muita água, água de coco, isotônicos ou sucos naturais e apostar em ingredientes que mantenham um reservatório hídrico na pele, como o ácido hialurônico Hyaxel e DSH CN, que hidratam a pele em todas as suas camadas.

CUIDADO COM A EXPOSIÇÃO SOLAR
Muitas pessoas acabam se esquecendo dos malefícios do sol e ficam “estateladas” sob ele em busca de uma pele bronzeada . O recomendado é se expor aos raios solares até às 10 h e depois das 16 h – fora destes horários é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar, e hidratar-se com muita água. Ingredientes antioxidantes, como OTZ 10, Alistin, Coffee Skin e GPS Trealose também são recomendados para potencializar a ação de proteção. “Esses ingredientes devem estar presentes no creme que será aplicado antes do fotoprotetor de alta proteção solar e contar com ingredientes bloqueadores como dióxido de titânio”, explica a farmacêutica Mika Yamaguchi.

NÃO ABANDONE SEUS CUIDADOS COM A PELE
A rotina de cuidados com a pele não pode ser esquecida: limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção são regras. Uma dica é apostar nos produtos multifuncionais que, além de hidratar, uniformizam o tom da pele, combatem o envelhecimento e contam com alguma outra característica dependendo da idade e do público para qual está sendo direcionado.