Em busca do cabelo perfeito!

img-em-busca-do-cabelo-perfeito

Regra número um para madeixas lindas e saudáveis: manter a hidratação em dia! Por isso, se você anda reclamando do seu cabelo, trate de checar se tem feito a máscara mais indicada para ele. E se a desculpa para tal descuido é falta de grana, pode parar de reclamar agora. Selecionamos as melhores hidratações caseiras que vão acabar com seus piores pesadelos capilares

Por Cibele Carbone

Volume sob controle

Primeiro, corra para a frente do espelho e seja bem sincera: seu cabelo está volumoso porque existe uma grande quantidade de fios ou por que eles estão porosos? Se a resposta for a primeira alternativa, a solução é manter os fios saudáveis e lançar mão de um bom brushing para diminuir, ao menos visualmente, o aspecto volumoso. Agora, se o problema for devido a porosidade das fibras capilares, fica bem fácil resolver a questão. “A hidratação deixa o fio mais bonito e com volume mais controlado”, comenta a cabeleireira Gladys Acosta, do Gladys Coiffeur (RJ). Portanto, faça máscara de hidratação uma vez por semana até sanar o problema. Depois, pode repetir o ritual a cada 15 dias, ok!

Abaixe o frizz

A mulher que nunca sofreu com frizz no cabelo, que levante a mão! Esse, certamente, é uma dos problemas que mais incomodam a ala feminina quando o assunto é cabelo. Isso porque o penteado pode estar perfeito e os fios brilhantes, mas se o arrepiado estiver presente, o look todo vai por água abaixo. E não pense você que esse incômodo faz distinção do tipo de madeixas: ele ataca todas, da lisa até as mais encaracoladas. Esse problema aparece porque a cutícula do cabelo está aberta, deixando os fios com aparência de arrepiados. Para selar essa cutícula é essencial lançar mão de máscaras de hidratação com efeito disciplinante, que irão nutrir o cabelo e abaixar o frizz. “A hidratação é umas melhores soluções caseiras para recuperar os fios porque ela repõe os nutrientes perdidos, como a água e aminoácidos, do interior da fibra capilar”, explica o cabeleireiro Márcio Mello, do salão Éclat (RJ).

Fim do ressecamento

Uma coisa é fato e nós, mulheres, já estamos cansadas de saber: os grandes inimigos de nossos fios são os excessos de química (leia-se colorações, alisamentos e afins), secador e chapinha. Mas mesmo sabendo que eles fazem mal para a nossa cabeleira, deixando-a super-ressecada, com os níveis de água baixíssimos no interior das fibras capilares, não abrimos mão desses verdadeiros vícios. Nesse caso, onde as agressões contra os fios serão constantes, o ideal é manter os cuidados em dia e reforçar o processo de hidratação com o uso de produtos ricos em agentes restauradores e emolientes, que irão garantir saúde e a maciez do cabelo. A hidratação capilar deve ser feita uma vez por semana e depois de tê-los recuperados, pode aumentar o intervalo para 15 dias. Mas atenção, as hidratações sozinhas não vão recuperar seus fios por completo se você não investir em outros cuidados diários. “Não é só uma máscara que irá salvar o cabelo. É essencial que a mulher sempre use bons produtos na lavagem e proteja os fios do sol e da ação do calor e da chapinha”, explica o cabeleireiro Márcio Mello. É importante também fazer a aplicação da máscara da maneira correta, para que os ativos penetrem nos fios e consigam agir diretamente no problema. “A máscara de hidratação deve ser aplicada após a lavagem do cabelo. Depois de espalhar o produto sobre os fios, mecha a mecha, aguarde cerca de 15 minutos e depois enxágue com água corrente”, ensina Gladys Acosta. Se quiser potencializar o efeito do tratamento, vale colocar uma touca térmica ou enrolar uma toalha quente na cabeça, durante o momento de espera.

Cachos perfeitos

Quando bem definidos, eles são lindos. Mas basta ficarem desidratados para perderem a forma e ganharem um aspecto de desleixo. A hidratação desse tipo de madeixa deve ser feita toda semana, mas é essencial tomar cuidado com quantidade de produto que será utilizada. Explicando: se espalhar muito creme sobre as madeixas, correrá o risco de deixá-las oleosas e pesadas demais – o que irá ajudar para deformar seus cachinhos. Além disso, é essencial que o enxágue da máscara de hidratação seja muito bem feito, afim de evitar que os fios percam o movimento.

 

Leia essa e outras matérias na Plástica & Beleza n° 127.