Gastroplastia endoscópica: tudo sobre a nova cirurgia para perda de peso
7 de Março de 2017
TriVersa: novo equipamento para o tratamento de manchas, flacidez e rugas
8 de Março de 2017
Mostrar Todos

Descubra as maravilhas que o resveratrol pode fazer pela sua beleza

São muitos os ativos que prometem combater o envelhecimento da pele, mas o queridinho da vez é o resveratrol, um ativo proveniente da uva. Conversamos com especialistas da área e descobrimos o porquê de tanto sucesso

 

Se você é daquelas que ao primeiro sinal de uma ruguinha já se desespera e investe em milhares de potes de creme para apagar sua idade, saiba que essa não é a solução mais adequada. Para garantir uma aparência sempre jovem é preciso beber bastante água para manter a cútis hidratada, usar protetor solar diariamente, manter uma alimentação saudável, não dormir com maquiagem e, claro, utilizar um creme antiage com um principio ativo bastante eficaz. É claro que nesta hora sempre pinta a dúvida sobre qual a melhor substância para o nosso caso, qual irá garantir resultados mais rápidos e duradouros. Dentre as diversas opções que existem, uma delas têm se destacado atualmente – o resveratrol, um polifenol proveniente da uva.

As boas do resveratrol
Essa substância antioxidante pode ser encontrada nas cascas e caroços das uvas escuras, assim como no amendoim e nas nozes. Sua ação antienvelhecimento se dá pelo fato de que ele ajuda a manter a elasticidade e a firmeza dos tecidos da pele ao combater os radicais livres presentes no nosso organismo. Segundo a dermatologista Juliana Carnevale (RJ), ele é um potente antioxidante reconhecido mundialmente como a ‘molécula da longevidade’, pois estimula o próprio corpo a produzir antioxidantes naturais aumentando, assim, as defesas das células contra as agressões externas. Tanto que ele vem sendo estudado por seus múltiplos benefícios, demonstrando efetividade em tratamentos clareadores e na prevenção e na melhoria dos sinais do envelhecimento cutâneo.

Poderoso antioxante
A aplicação tópica do resveratrol protege a pele contra os danos causados pela radiação UVB, reduz edemas e a liberação de radicais livres, além de bloquear a ativação de mediadores inflamatórios. Estudos mostraram que os poderes antioxidantes dos polifenóis da uva são maiores do que o de substâncias já consagradas como as vitaminas C e E.
Os cremes à base de resveratrol costumam ser indicados quando se quer prevenir o envelhecimento ou quando a pele já apresenta os seus sinais como primeiros sinais de rugas finas, alteração de coloração e densidade da pele. Segundo a dermatologista Flávia Novis (RJ), essa substância pode ser formulada sozinha ou combinada com outros ativos, como vitamina E e protetor solar, conforme a necessidade de cada pessoa. Vale lembrar que ele também pode ser aplicado pela manhã ou à noite, sem problema algum.

Além da beleza…
Claro que um antioxidante tão poderoso tem seus benefícios além da beleza. Segundo a dermatologista Flávia Novis, ele também age preventivamente nos três principais estágios da carcinogenese (formação de um tumor maligno) ao combater os radicais livres que geram o estresse oxidativo, que gera – entre outras coisas – os tumores malignos. Além disso, estudos mostram seu benefício na redução do LDL (mau colesterol) e aumento do HDL (bom colesterol), tendo assim benefício na prevenção de doenças cardiovasculares e infarto.