Cyber Beauty

img-cyber-beauty

Eles servem para ligar, mas também para mandar mensagem, entrar na internet, jogar, ver a previsão do tempo e… ajudar no visual. Pois é, não é de hoje que os smartphones acumularam funções, e dar alguns toques de beleza é uma delas. Conheça os aplicativos disponíveis que dão essa forcinha no nosso look

por Lara Martins

Eles são indispensáveis e não podemos nem pensar em deixá-los fora do nosso alcance. Os smartphones e tablets tornaram-se tão essenciais em nossas vidas que até roubaram de nossas melhores amigas a função de dar aquela mãozinha na hora de cuidar do visual. Ligar para a amiga para conversar sobre roupa ou trocar dicas de maquiagem é tão 15 minutos atrás… O que vale agora é apostar nos aplicativos de beleza disponíveis para iPhone, iPad, iPod e sistema Android. Eles dão dicas de looks, simulam makes, montam regimes, estimulam o esporte… São tantas as opções que até nos perguntamos: será que eles são tudo isso mesmo? Depende.

Podemos dizer que em se tratando de assuntos mais leves, como dicas de make e penteado, por exemplo,essa tecnologia pode ser bastante camarada. “As vantagens são muitas. Solucionar uma dúvida, ensinar de forma prática uma maquiagem ou penteado, divertir, acrescentar novas informações, entre outras”, avalia a make up artist e hair stylist Penelope Beolchi, da agência Pink Mgt (SP).

Já para temas que envolvem o corpo e, mais especificamente, a saúde, como dieta e exercício físico, é preciso ficar mais atenta. “Os aplicativos podem ajudar, mas também podem atrapalhar – e muito. Eles servem como apoio para os pacientes terem alguma noção de alimentação saudável, mas nada é individualizado, o celular não tem como conversar com você e achar uma melhor solução para conseguir chegar aos seus objetivos de acordo com suas dificuldades”, alerta a nutricionista Paula Castilho (SP).

Quase uma brincadeira

Os aplicativos de beleza podem ser encarados quase como joguinhos. Eles disponibilizam paletas e coleções inteiras de maquiagem para serem combinadas, diferentes cores de esmaltes para serem testadas “na prática”, simuladores de make… Ou seja, dá para brincar, ver na prática e testar misturinhas sem precisar do demaquilante ou removedor ao lado.

Eles também podem ser úteis. Alguns trazem tutoriais completos com dicas de maquiagem – quais as melhores combinações, como aplicar determinados produtos, qual a melhor sombra para o vestido daquela noite, etc. Outros, oferecem vídeos ensinando penteados e cuidados em geral. “Acredito que para pessoas que não tenham um conhecimento profundo do assunto – make e cabelo – e tenham dúvidas e curiosidades, esse é o tipo de ajuda rápida e bem-vinda”, observa a Penélope Beolchi.

Porém, é a própria maquiadora quem alerta que os aplicativos nem sempre são 100% completos e têm, sim, algumas deficiências. “Ele não contém todas as informações super detalhadas, não respondem algumas perguntas que podem aparecer, etc.” Por isso, antes de sair por aí baixando aplicativos como se não houvesse amanhã, avalie a fundo a opção desejada. Veja se ele é relevante, se oferece dicas bacanas, se tem o que você está procurando. Enfim, se vai de fato ajudar, se é completo e atualizado (lembre-se de que a moda muda e o aplicativo precisa acompanhar a tendência).

Uma vez instalado, use com a consciência de que ninguém vai virar expert com aquele programinha. Ele serve mais para distrair, entreter e, claro, quebrar o galho em horas de aperto. E pronto. Uma dica boa é pedir sugestões para profissionais da área (cabeleireiros, maquiadores, manicures). Com certeza eles terão indicações valiosas.

Quando a coisa é séria

Não levar os aplicativos a sério é uma dica que deve ser levada bastante a sério quando o assunto é dieta e boa forma. Porque nestes casos envolve algo maior, envolve saúde e aí é preciso redobrar a atenção. “Dependendo do aplicativo e do embasamento científico que ele teve para a sua elaboração, podemos ter bons resultados tanto para o paciente quanto para o profissional”, defende a nutricionista Paula Castilho. Porém, mesmo o melhor dos melhores deve ser encarado apenas como um suporte e não como a solução completa.

Isso porque o fator “atendimento personalizado”, tão importante na definição de dietas e regimes, é perdido com o uso do aplicativo. Aquela história de que cada um tem necessidades e características diferentes não é levada em consideração aqui, já que a programação é abrangente, prevendo que será usado por diferentes tipos de pessoas.“Nada substitui a consulta presencial com um profissional especializado, no caso o nutricionista, para prescrever um plano alimentar equilibrado de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa”, complementa a nutricionista Tatiana Pimentel, de Santos (SP).

Alguns são mais genéricos e dão dicas que ajudam a controlar os sintomas da TPM, menopausa, estresse ou compulsão, dão informações e valores calóricos de alimentos. Também existem opções que ajudam a fazer um diário alimentar de forma prática, que trazem informações para uma alimentação equilibrada. Estes são muito bacanas e sem contra-indicação, já que não são focados em quantidades específicas ou tratamentos e, assim, não comprometem a saúde, apenas incentivam a ter qualidade de vida.“Qualquer dica de alimentação saudável que desperte o interesse da pessoa experimentar ou melhorar o comportamento alimentar é superválido, e as facilidades da internet tendem a promover mais instrumentos que viabilizem as informações de maneira rápida e fácil.”, aprova a Tatiana Pimentel.

Outros aplicativos, porém, comprometem-se a dar dietas, prometem perda de pesoou oferecem atividades físicas e, nestes casos, devemos ser mais cautelosos, justamente pelo fator individualidade. Eles não formulam planilhas baseadas em necessidades específicas, não levam em consideração possíveis problemas ou particularidades de saúde, a rotina ou preferências alimentares, entre outros  pontos importantes.

Para garantir mais segurança, o ideal é não se contentar apenas com as informações ali disponibilizadas. Questione, busque mais referências, cheque informações, pesquise, vá atrás de segundas opiniões. E, claro, procure o auxílio de um especialista, quando for o caso. Como garantia, certifique-se de que as informações são escritas por profissionais capacitados na área. Então, se já tem seu smartphone, é hora de recheá-lo! Veja os melhores aplicativos que cuidam do seu visual!

Os melhores aplicativos de beleza

Selecionamos os aplicativos mais bacanas para você ter sempre à mão dicas espertas sobre o universo feminino.

 

MAKE and HAIR

Lancôme Make Up

O aplicativo disponibiliza dicas de beleza dos make-up artists da marca e tutoriais de vídeo da blogueira Michelle Phan. Além disso, que tal testar seu lado maquiador? O app oferece toda a linha da marca e você pode testar os produtos e cores em looks incríveis. Os resultados podem ser compartilhados no Facebook ou por email.

Disponível para: iPhone, iPod, iPad e Android.

Modiface

Como será que ficarei se aplicar esta sombra? E será que este blush fica bom na minha pele? Este tipo de teste fica bem mais fácil com o app Modiface. A partir de uma foto sua, é possível soltar a imaginação e criar os mais incríveis, variados e ousados looks. Depois, a imagem pode ser compartilhada no Facebook ou por email.

Disponível para: iPhone, iPod, iPad e Android.

2 minute up-dos

O hairdresser britânico Andrew Collinge compartilha aqui dicas de sua especialidade: cabelo longos. São cinco vídeos que mostram penteados diferentes fáceis de fazer e com resultados incríveis em apenas dois minutos. Também inclui uma galeria com imagem de penteados dos 30 anos de carreira do profissional.

Disponível para: iPhone, iPad e iPod.

Curls on the go

Voltado especialmente para as donas de cabelos cacheados, este app oferece tudo o que uma “crespa” precisa: dicas para manter o frizz sob controle e notícias do clima paraque ninguém seja pego de surpresa; faz o review, com fotos e avaliações, de variados produtos especificamente para enrolados; explica tudo sobre os melhores e mais eficientes ativos; ajuda a descobrir o tipo de cabelo (e dá dicas e truques). E ainda tem inúmeras fotos e vídeos para inspirar.

Disponível para: iPhone, iPod, iPad e Android.

iPerfumer

Este é um guia completo de perfume. Com tantas opções por aí, qual escolher? Qual tem mais a ver com você? O aplicativo ajuda a achar a fragrância perfeita para você ou para quem você quiser presentear. Aqui,

você pode ainda conhecer mais de cada perfume, conhecer os mais recentes lançamentos e quais são os queridinhos por aí.

Disponível para: iPhone, iPad, iPod e Android.

 

Cirurgia Plástica

iSurgeon Lite é quase um joguinho: é possível fazer testes de como você ou seus amigos ficariam com mais volume aqui ou uma redução ali. Com base em uma foto sua, o aplicativo simula modificações possíveis com a plástica. São duas categorias: Game Mode e Advanced Surgery Mode.

Disponível para: iPhone, iPod e iPad.

 

Dieta

Dieta e saúde

A tradicional dieta dos pontos colocada neste aplicativo. Nele, é possível fazer avaliação de peso para descobrir qual é a pontuação indicada para sua dieta e em quanto tempo você chegará ao peso ideal. Há também um contador de pontos para ajudar no processo em cada refeição. No banco de dados, estão informações nutricionais em geral (calorias, carboidratos, proteínas, gorduras e pontos).

Disponível para: iPhone e Android.

 

Proteção solar

Nivea sun

Proteção solar é palavra de ordem hoje em dia, certo? Pensando nisso, a Nivea resolveu facilitar para todo mundo. Pelo iPhone, o usuário coloca a localização, idade e tipo de pele e pronto! O app mostra qual o melhor fator de proteção solar para você naquela determinada situação. Para melhorar, um alarme avisa quando é hora de reaplicar o produto. O usuário também tem acesso a informações de clima e temperatura do local onde está ou pretende ir.

Disponível para: iPhone e iPad.

 

Fitness

Jefit

A ideia aqui é melhorar o desempenho na academia. Desenvolvido por profissionais de fitness, o aplicativo monitora o desempenho e cria rotinas de treino individuais. A base de dados é grande, permitindo uma grande variedade de exercícios. A partir do desempenho, são feitos gráficos com o histórico, status, cáculo de massa corporal e evolução de resultados.

Disponível para: iPhone, Android.

Nike+ running

A aplicativo é um companheiro de corrida. Ele monitora treino, além de oferecer diferentes maneiras de incentivo da prática. Por meio do GPS, ele mapeia o trajeto, controlando velocidade, pace, distância, calorias e tempo. Ao longo da corrida,  o esportista recebe feedbacks em áudio e acompanha sua performance. Também é possível receber incentivo dos amigos via Facebook ao longo do treino, além de poder selecionar uma Powersong, aquela música que entra em cena na hora em que você mais precisa para dar um gás extra na corrida.As informações são armazenadas na rede Nike+, onde, além de fazer amigos, é possível monitorar o progresso ao longo dos treinos.

Disponível para: iPhone, iPad e Android.

 

Leia essa e outras matérias na Plástica & Beleza n° 128.