Livre-se do inchaço com a drenagem linfática em cápsulas
26 de junho de 2017
Rejuvenescimento vaginal já é o terceiro procedimento mais realizado pelas mulheres brasileiras
28 de junho de 2017
Mostrar Todos

Cuidar do couro cabeludo é essencial para um cabelo bonito e saudável

Que mulher não quer exibir uma cabeleira típica daqueles comerciais de xampu? Pois é, segundo o químico capilar Marcos Dal Bello (SP), de nada adiantar investir em produtos caros se as raízes não estiverem saudáveis. Aprenda aqui como cuidar corretamente das suas madeixas

 

Ao lavar os fios…
Se você é adepto de um bom banho quente e ainda lava o cabelo todo dia provavelmente você está detonando o seu couro cabeludo e de diferentes maneiras isto porque, a água quente estimula as glândulas sebáceas da região, responsáveis pela produção da oleosidade, que trabalharão mais que o normal. Já o excesso de água decorrente da lavagem diária vai retirar a oleosidade natural, estimulando as glândulas a trabalhar ainda mais para compensar a falta de sebo e, consequentemente os poros que dão passagem ao fio de cabelo ficarão obstruídos e, consequentemente, dificultarão a distribuição dessa oleosidade. Para evitar o desastre, recomenda-se que a lavagem seja feita com água em temperatura menor que 25°C e, preferencialmente em dias alternados. Assim, você evita os desgastes causados pelo excesso de água, sem permitir o acúmulo de sujeira. Já no caso de cabelos muito oleosos, se não der para intercalar as lavagens, é fundamental respeitar a temperatura da água, que deve ser de morna a fria.

Enxágue bem…
O acúmulo de produtos na raiz dos cabelos também pode entupir os poros (folículos pilosos) do couro cabeludo, que é por onde o fio de cabelo sai, prejudicando a nutrição dos fios. Isso acontece comumente com os produtos do tipo “2 em 1”, que agregam xampu e condicionador numa só fórmula. Em geral, as pessoas não retiram totalmente esse produto do cabelo, e os resquícios acabam se acumulando no couro cabeludo. Mas o problema pode acontecer com qualquer outro produto. O especialista recomenda que condicionadores e cremes não sejam aplicados diretamente na raiz e que o xampu seja muito bem retirado após a lavagem.
Evite a caspa (Dermatite Seborréica)
Antes de qualquer dica, é imprescindível que se procure um médico em casos de dermatite, doença do couro cabeludo, popularmente conhecida como caspa que se caracteriza por uma oleosidade excessiva (seborreia) no couro cabeludo, juntamente com inflamação e descamação. A inflamação, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deixa o couro cabeludo vermelho e sensível. Já a descamação, geralmente associada ao estresse e fungos, forma crostas que, quando removidas, podem causar ferimentos no couro cabeludo. O tratamento é feito com xampus específicos anti-inflamatórios, antifúngicos, e normalizadores da descamação ou, todos associados, dependendo da gravidade. Para evitar a caspa, o ideal é enxaguar os cabelos com água morna ou fria e jamais dormir de cabelo molhado.

Dê um tempo nos produtos químicos…
Escova progressiva, definitiva, permanente e qualquer outro procedimento químico pode detonar os fios e o couro cabeludo isto porque esses produtos sendo ácidos podem queimar o couro cabeludo e gerar descamação. Invista nas hidratações e, opte pelos produtos naturais como o xampu de cebola desenvolvido pelo profissional. A cebola é um ingrediente que contém propriedades que fazem bem ao cabelo, como é o caso do enxofre, dos minerais, do magnésio, do potássio, do cálcio e dos nutrientes e vitaminas. Além disso, é um ingrediente que também possui propriedades medicinais, como antiqueda, anti-caspa, anti-fungal, antibacteriano, alivia a irritação do couro cabeludo e é um anti-resíduo natural. Pique em pedaços pequenos uma cebola e misture com 300 ml de um xampu sem sal e PH neutro. Deixe a mistura descansar por, pelo menos, 10 dias e depois use quando desejar fios limpos e brilhantes.