Seios P, M ou G?
2 de outubro de 2012
Deu Branco!
2 de outubro de 2012
Mostrar Todos

BB Cream: O bálsamo da beleza

Ele se tornou a febre do momento e promete ter lugar cativo no nécessaire das mulheres mais antenadas com a beleza. Seu nome? Beauty Balm Cream – mais conhecido como BB Cream. O milagre? Hidratar a derme ao mesmo tempo em que a protege do sol, diminui os poros e prepara a pele para receber a maquiagem. Confira a seguir como realmente funciona esse produto e quais as marcas que já disponibilizam esse produto aqui no brasil

Por Fernanda Dragone

Desenvolvido por um dermatologista alemão para ser usado após os tratamentos de peeling, ajudando na regeneração de peles irritadas, o BB Cream, em pouco tempo, virou febre na Ásia, mais especificamente na Coréia, e nos Estados Unidos, onde as mulheres são apaixonadas por maquiagem. Despois de tranto alvoroço no mundo, ele finalmente desembarcou por em solo tupiniquim. Com mil e uma funções, o produto virou queridinho das mulheres que adoram praticidade, já que ele substitui vários outros na hora de maquiar, como o primer e a base. Segundo a descrição em seu rótulo, esse bálsamo dos milagres serve para combater as manchas, clarear a pele, hidratar, prevenir rugas, proteger do sol e ainda cobrir as imperfeições.

O nome Beauty Balm (bálsamo da beleza) ou Blemish Balm (bálsamo para a imperfeição), virou item disputadíssimo nos últimos meses entre maquiadores e as apaixonadas por maquiagem. Mas, para que o produto também vire febre por aqui é preciso esperar mais um pouco, já que são poucas as marcas que desembarcaram no Brasil. Para as mais ansiosas, vale a pena aproveitar a viagem de alguma amiga para fora do País e fazer uma encomenda.

Cada um com a sua função

Porém, mesmo contendo ativos que ajudam a hidratar e consequentemente a prevenir as temíveis marcas de expressão, não é possível usá-lo no lugar de cremes específicos para essas funções.

“Também é importante lembrar que existem diferentes produtos no mercado com rótulo de BB Cream, que nem sempre possuem efeitos anti-idade ou com proteção solar, fundamentais para quem quer uma pele mais lisisnha”, explica a dermatologista Jucirema Perrony, da Clinica W Laser (SP). Sem contraindicações a única ressalva ao produto é se a pessoa for alérgica a qualquer uma das substâncias encontradas em sua formulação. Além disso, no Brasil, ainda não existe uma variedade muito grande de marcas, o que difi culta na hora de encontrar diferentes nuances para a diversidade de tons para as peles brasileiras.

Praticidade na hora do make

Indicado para todos os tipos de pele, o BB Cream, que pode até mesmo ser usado pelas donas de peles oleosas, já que também podem ser encontrados na versão oil free, se tornou o queridinho não apenas das mulheres que querem praticidade, mas também dos maquiadores mais antenados com o mundo da beleza.“O BB Cream é um produto de várias utilidades. Pode ser usado como primer, corretivo e base, além de ser ótimo para corrigir as imperfeições e disfarçar as manchas”, diz o top maquiador Adriano Oliveira, do salão MG Hair Design (SP).

Embora o BB Cream substitua o primer, produto usado antes de se iniciar a maquiagem para deixar a pele uniforme, e a base, no caso de peles com muita olheira ou manchas, é bom dar uma forcinha a mais com o corretivo ou mesmo mais base. No total existem três versões para o produto: normal, oil free e para peles acnéicas. Para os rostos com espinhas, sua coloração, normalmente, é branca, sendo ajustado a cada cor de pele. “As opções por aqui ainda são poucas, mas na hora de escolher o produto, opte por aqueles que tenham o tom da base idêntica a da sua pele. Isso facilita ainda mais a tarefa de maquiar”, aconselha o maquiador Thiago Straub, do salão Vimax Beauty (SP).

Mãos à obra

Agora que você já sabe tudo sobre o que é e como funciona o BB Cream, hora de colocar o produto em prática e usufruir de todos os seus benefícios. O ideal é aplicar uma pequena quantidade em cinco pontos do rosto, testa, nariz, queixo e bochechas, espalhando bem com um pincel ou mesmo com as pontas dos dedos para dar um acabamento bem natural. “Por ter uma consistência mais leve, você pode substituir o corretivo, mas em alguns casos terá que fazer o acabamento com a base. Principalmente nas produções mais elaboradas”, explica Adriano.

Primer ou BB Cream?

Sem dúvida alguma, essa é uma pergunta que muitas mulheres se fazem na hora de comprar seu primeiro BB Cream. Na dúvida de qual produto escolher, é bom fi car atenta a algumas diferenças entre o Primer e o Beauty Balm Cream. A primerira característica a ser observada é quanto a sua coloração. Enquanto o primer possui apenas tons neutralizantes, como rosa, verde e lilás para uniformizar a pele, o BB Cream se apresenta em diferentes nuances como a base facial.

Outro ponto importante é que o primer deve ser aplicado após o hidratante ou fi ltro solar. Já o BB Cream já possui as funções de hidratar e proteger dos raios UVA, além é claro de amenizar as imperfeições causadas pelas marcas do tempo.

Leia essa e outras matérias na Plástica & Beleza n° 129.