Receitas de docinhos zero açúcar e saudáveis para consumir no lanche da tarde
9 de dezembro de 2016
Kit de beleza para levar no avião e chegar deslumbrante no seu destino
12 de dezembro de 2016
Mostrar Todos

Aprenda a comprar protetor solar da maneira certa e aproveite o verão com segurança

Ao ir comprar protetor solar, você se depara com diversas opções, certo? Para não errar nessa hora, coloque em pratica as dicas da dermatologista Claudia Marçal (SP) para  escolher o produto ideal para o seu tipo de pele

 

Observe se o produto oferece proteção UVA e UVB
O primeiro refere-se a radiação eu atravessa nuvens, vidro e epiderme, é indolor e penetra na pele em grande profundidade, até às células da derme sendo o principal produtor de radicais livres e responsável pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas). “Os raios UVA afetam a pele o ano todo, independente da estação. Esse tipo de radiação não é bloqueado totalmente com protetor solar e traz prejuízos, desde lesões mais simples até, em casos mais graves, câncer de pele”, explica a dermatologista. Já a
radiação ultravioleta B deixa a pele vermelha e queimada, danificando a epiderme e é mais abundante entre às 10 da manhã e às 4 da tarde. “Seu grau de proteção é medido pelo FPS e é uma radiação que pode furar o bloqueio dos filtros químicos e aumentar o risco de cancerização”, comenta.

Atenção ao FPS
A sigla de Fator de Proteção Solar refere-se apenas aos raios UVB. “É o valor obtido pela razão entre a dose mínima eritematosa na pele protegida por um protetor solar e a dose mínima eritematosa na mesma pele quando desprotegida”, explica. Mas nem por isso, um FPS alto vai necessariamente te proteger mesmo porque a proteção solar leva em consideração apenas a questão do eritema (vermelhidão) desconsidera a dose suberitematosa, que é um dano criado antes mesmo da pele ficar vermelha, dando origem a chamada “sunburn cells” (ou células que sofreram alterações importantes pela radiação ultravioleta apresentando degeneração no seu DNA, promotoras mais tarde da possibilidade de cancerização)”, destaca a médica, que recomenda FPS de no mínimo 30.

Qual o veículo?
Pessoas com tendência à acne devem optar por veículos livres de óleo ou gel creme, já as que praticam muita atividade física devem evitar géis, pois eles se diluem facilmente.