-10kg com a dieta de Ivete Sangalo
24 de julho de 2013
Em busca do corpo perfeito!
24 de julho de 2013
Mostrar Todos

34 dicas para conquistar cabelos bonitos em casa

Por Fernanda Dragone

Ir ao salão com frequência é importante para garantir a saúde dos fios, mas de nada vai adiantar se você não mantiver os cuidados em casa. Para os dias em que não der tempo de visitar seu cabeleireiro, invista nas dicas dos experts.

1 Fim da queda
Se os fios estiverem caindo mais do que o normal, estimule a circulação do couro cabeludo com massagem na região usando algumas gotinhas de óleo essencial de alecrim, lavanda e água destilada de hamamélis.

2 Pontas duplas camufladas
Uma boa maneira de eliminar as pontas duplas, por algumas horas, é apostar no reparador de pontas. Pingue algumas gotas na palma das mãos, esfregue uma na outra e espalhe pelos fios.

3 Ainda mais brilho
Com o excesso de procedimentos químicos é normal as melenas perderem o brilho. Para reverter esse quadro, invista nas hidratações à base de ceramidas para selar as cutículas.

4 Hidratação turbinada
Para dar uma forcinha a mais na hidratação, adicione óleo de argan à mascara para potencializar seu efeito.

5 Ampolas milagrosas
“Se o cabelo estiver muito ressecado, quebrado e poroso, use ampolas à base de queratina, tomando sempre muito cuidado para não exagerar no produto. O excesso pode ter efeito contrário”, afirma a hairstylist Rose Rosa, do Estúdio de Beleza Belikov (RJ).

6 Encontro com a tesoura
Mesmo que você seja adepta aos comprimentos longos, corte as pontas a cada três meses para eliminar a parte mais danificada, dando mais força e saúde aos fios.

7 Lave corretamente
Para garantir a lavagem total dos fios, eliminando as impurezas e os odores, a dica é dividir o cabelo em três partes: nuca, região intermediária e parte de cima da cabeça.Aplique o xampu em cada uma das partes, massageando o couro cabeludo e os fios para completar.

8 Desembarace com cuidado
Após retirar o excesso de água com a toalha, sem esfregar, comece a desembaraçar das pontas à raiz, sem forçar, para evitar a quebra.

9 Intercale
“Mesmo que você use xampu e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo, alterne-os com produtos hidratantes que auxiliam na proteção contra agentes externos que danificam os fios como sol, poluição e vento”, explica o cabeleireiro Sandro Cassolari(SP).

10 Banho frio
Mesmo que dê um friozinho, dê um jato de água fria no cabelo. Isso ajudará a manter o brilho dos fios por mais tempo.

11 Finalização do bem
Se você usa mousse, uma dica é combiná- lo com gotinhas de um sérum reconstrutor de pontas. “Isso vai deixar o cabelo macio, brilhante, sem frizz e com pontas saudáveis”, ensina o embaixador da Tressemé, Ricardo Cassolari.

12 Madeixas com balanço
Para devolver o movimento é preciso ver a causa. Geralmente, o fio está saturado de produtos e, assim, fica pesado. Aí a solução são os xampus antirresíduos. Quando a causa for o excesso de oleosidade no couro cabeludo, use linhas específicas para esse fio e não passe a mão a todo instante, pois isso espalha ainda mais o óleo.

13 Hora do banho
As donas de cabelo cacheado devem tomar cuidado até mesmo na hora de lavar os fios.A dica é aproveitar o banho para desembaraçar as madeixas com um pente de dentes largos, evitando que os fios se quebrem.

14 Chega de coceira
Infelizmente, coceira não é bom sinal.Às vezes, significa apenas um excesso de oleosidade e impurezas, e uma lavagem bem feita resolve o problema. Porém, caso o quadro persista, é bom procurar um dermatologista.

15 Cachos perfeitos
Com os fios bem lavados, hidratados e desembaraçados, finalize com um creme sem enxágue – ele garante que as ondas fiquem bem definidas e modeladas e ainda protege contra a ação de agentes externos. Caso queira usar o secador, aposte no difusor.

16 Aumente o volume
Para que o visual não fique com a aparência de raiz chapada, aposte no mousse ou no spray fixador. Na hora de secar, aplique uma pequena quantidade do produto e direcione o jato do secador para a raiz, de baixo para cima. Outra opção são os bobes, que podem ser colocados por alguns minutos antes de finalizar o penteado.

17 Couro cabeludo sem oleosidade
Durante a lavagem, tire muito bem o xampu e evite aplicar condicionador na raiz, pois piora o quadro.

18 A la Gisele Bundchen
Para conquistar o visual da Gisele Bündchen, a hairstylist Rosy Balter, do salão Hair’s Design Coiffeur (RJ), dá a dica:“deixe o cabelo secar e depois, faça rolinhos com uma mecha de cabelo e envolva-a em papel alumínio. Faça o mesmo em todo o cabelo. Pranche em alta temperatura cada mecha por alguns segundos. Solte-as, abrindo os cachos com os dedos.”

19 Elimine as impurezas
Como nem todas as mulheres podem usar xampu antirresíduo, para garantir uma limpeza mais profunda faça uma exfoliação do couro cabeludo duas vezes por semana.

20 Receita caseira
Se faltar grana para investir em tratamentos para hidratar e recuperar o brilho, vale a pena investir em uma receita caseira fácil de fazer.Anote: misture 1 clara de ovo, 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de iogurte natural. Com os fios úmidos, aplique o xampu de sua preferência e passe a máscara em todo o cabelo. Depois envolva a cabeça com uma toalha quente e deixe agir por 20 minutos. Feito isso, enxágue com água morna ou fria e aplique condicionador apenas nas pontas. Pode ser feita uma vez por semana.

21 No dia seguinte
Como os fios cacheados só podem ser penteados molhados, borrife um pouco de água e ajeite com as mãos. Esse truque ativa o leave-in aplicado no dia anterior e deixa o visual com cara de novo.

22 Na hora de dormir
Para evitar que as melenas cacheadas armem muito durante a noite, faça uma trança mais frouxinha e amarre com um pedaço de tecido para não quebrar os fios.

23 Despojados charmosos
Para curtir um cinema com as amigas ou um barzinho com o namorado nada melhor que apostar em penteados fáceis de fazer, mas que garantem muito charme. Faça um rabo-de-cavalo baixo, sem usar a escova, prendendo-o com elástico de forma mais soltinha. Solte alguns fios na parte da frente para dar um ar mais despojado.

24 Franja domada
Ela está sempre na moda, mas é preciso saber como ajeitar e cuidar desse visual.Tenha em mãos uma escova redonda, um secador e mousse.Aplique um pouco do produto na raiz (para controlar os fios), enrole a franja na escova com o cabelo virado para cima e seque a raiz. Faça o movimento inverso (para baixo) nas pontas.

25 Finalizadores certos
Na hora de fazer um penteado, seja do mais sofisticado ao mais simples, tenha em mãos bons finalizadores, como spray fixador para dar mais durabilidade ao look, mousse para encorpar as melenas e cera ou pomada para modelar.

26 Leave-in sempre
Se tem um produto que não pode faltar na sua prateleira é o leave-in. Com apenas três gotinhas, você ajuda a proteger, hidratar e eliminar o frizz.

27 Liso soltinho
Os escorridos são muito fáceis de lidar. Para garantir que fiquem soltinhos e leves, passe o secador. O ar quente deixa a cabeleira solta e com mais brilho.

28 Sofisticação pura
Se você tiver habilidades manuais dá para fazer um penteado mais elaborado, em casa.“Com os fios úmidos, aplique uma pequena quantidade de mousse em todo comprimento. Faça babyliss em algumas mechas, para dar mais movimento.Abaixe a cabeça, deixando todo o cabelo para baixo. Faça uma trança bem justa na raiz, subindo até a altura da orelha. Prenda tudo com um elástico. Penteie os fios que ainda estão soltos e faça um coque mais no topo da cabeça, prendendo os fios com grampos”, ensina a hairstylist Antonieta Calçolari, do L ́Officiel III (SP).

29 Mais charme aos curtinhos
As pomadas são as melhores amigas de quem tem cabelo curtinho. Para fificar mais moderno, bagunce os fifios com as mãos e aplique pomada nas pontas.

30 Abaixo à estática
Procure pentear com pente de madeira e escovas de cerdas naturais. Normalmente, os cabelos são imantados quando em atrito com plástico, metal e osso.As características da madeira e cerdas naturais combatem à carga eletrostática e evitam o efeito arrepiado.

31 Longo express
Os apliques caseiros costumam ser muito fáceis de colocar. Normalmente, eles têm fivelinhas do tipo tic-tac como prendedor. Se a ideia é dar volume ou comprimento, terá que colocar na cabeça inteira. Nesse caso, separe o cabelo em camadas (na horizontal) e coloque as mechas em cada uma delas. Se a ideia for apenas um penteado, como um rabo-de- cavalo, prenda com um elástico na cor dos fios para dar um acabamento natural.

32 Escova perfeita
Que tal fazer um brushing em casa como no salão?Você vai precisar de um mousse, uma escova redonda (quanto maior for o comprimento do fio, maior deve ser a escova) e um secador potente e com jato quente. Comece o processo com a cabeleira úmida.Aplique um condicionador sem enxágue, divida o cabelo em mechas e seque uma a uma, deslizando a escova da raiz às pontas – o secador deve acompanhar.

33 Sem manchas
“Se você não tiver aquele creminho para passar antes da coloração para evitar manchas na pele próxima da raiz do cabelo, anote esse truque: quando for remover a coloração, jogue um pouco de água só para soltar as mechas, mas não retire a tinta. Utilize algumas mechas para esfregrar onde estiver o excesso de tinta na pele. A coloração com os fios do cabelo vai limpar toda a região”, diz Rose Rosa.

34 Acabe com o amarelado
“Para cabelos loiros com aspecto amarelado, use xampu com pigmentos roxos. O ideal é usá-lo uma vez por semana”, aconselha Rosy Balter.