Cintura na medida para o verão
26 de novembro de 2012
Afaste a insônia da sua cama
26 de novembro de 2012

Nenhuma mulher quer aparentar ser mais velha do que realmente é. Na verdade, a gente deseja (e muito!) parecer mais nova. Para isso, basta colocar em práticas algumas dicas que vão garantir que as rugas e linhas finas fiquem bem longe do seu rostinho

Por Cibele Carbone

1. INVISTA NA PREVENÇÃO

“O aparecimento das rugas e sulcos é um processo natural que ocorre com o envelhecimento do organismo e envolve vários fatores extrínsecos como exposição solar, tabagismo, poluição, consumo de álcool além dos fatores intrínsecos como a produção de radical livre. Prevenir ainda é a melhor alternativa para retardar o aparecimento das rugas e linhas finas, desta maneira devemos ter hábitos saudáveis no dia a dia, como higiene pessoal, alimentação saudável, realização de exercícios físicos, ingestão hídrica adequada, hidratação da pele com cosméticos corretamente indicados para cada tipo de pele”, explica a farmacêutica Aline Hervatin, da CRM Medic, empresa importadora de preenchimentos faciais.

2. NÃO FAÇA CARETAS

É isso mesmo, evite ao máximo fazer muitas mímicas faciais enquanto fala, como franzir a testa ou apertar os olhos. Dessa maneira, você previne o aparecimento das terríveis marcas de expressão.

3. EXPERIMENTE A ACUPUNTURA

Essa técnica milenar chinesa ajuda a prevenir e até mesmo combater o aparecimento das rugas. “A acupuntura facial funciona causando uma inflamação no local da ruga e, no final do processo, acontece a produção de colágeno, o que irá atenuar essas marcas no rosto”, explica o fisioterapeuta especializado em acupuntura Jean Vrabic, da clínica Espaço Máxima (SP).

4. CUIDADO NA HORA DE DORMIR

Acredite, dormir com o rosto afundado no travesseiro a noite inteira ajuda a provocar alguns vincos na face, que vão se tornando mais profundos com o passar do tempo. O ideal é tentar dormir com as costas mais elevadas, o que também ajudará a melhorar a circulação.

5. FAÇA MASSAGEM FACIAL

Ao ativar a circulação periférica do rosto, você garante a nutrição de todas as células faciais e o viço da pele.

6. MANTENHA SEU PESO

Quando engordamos, o rosto também ganha gordura. E ao emagrecermos, a pele fica mais flácida, o que pode originar o aparecimento de algumas ruguinhas.

7. APOSTE NA TOXINA BOTULÍNICA

Quando surgiu, ela era basicamente usada para amenizar as rugas já existentes. “Atualmente, é possível empregar o uso da toxina botulínica para prevenir o aparecimento das rugas, já que com a paralisação de alguns músculos, as linhas proveninentes da mímica facial não irão se formar. O único cuidado que se deve tomar para que o resultado fique natural é espassar bem as aplicações – uma vez por ano é o suficiente para os casos de prevenção”, explica o cirurgião plástico Rodrigo Otávio Carbone (SP).

8. USE HIDRATANTE DIURNO E NOTURNO

“Com o tempo, o corpo tende a perder mais líquido naturalmente e, consequentemente, firmeza e elasticidade da pele. Isso faz com que a ruga, que antes era dinâmica e só aparecia com a expressão, depois de um tempo fique estática – aparecendo mesmo com o rosto em repouso. As que mais aparecem são as ao redor dos olhos, na testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos lábios, linha que vai do nariz ao canto da boca e linhas no colo. A hidratação precoce dessa área retarda esses sinais”, comenta a dermatologista Irene Dantas, da Clínica Dicorp (RJ).

9. VÁ DE RADIOFREQUÊNCIA

Esse tratamento é recomendado para amenizar as rugas já presentes, já que ele estimula a produção de colágeno e garante a recuperação do tônus tecidual.

10. MEXA O SEU CORPO

A primeira vista pode pareces que esse conselho não tem fundamento. Mas acredite, quando nos exercitamos, o nosso organismo funciona melhor como um todo. Ou seja, a pele fica mais oxigenada e mais saudável.

11. APAGUE O CIGARRO

Além de não ser um hábito nada saudável, ele provoca o envelhecimento precoce. E tem mais: o hábito de fazer biquinho com os lábios para tragar, faz com surjam aquelas ruguinhas ao redor da boca.

12. FAÇA UM PREENCHIMENTO FACIAL

“Com o aumento dos procedimentos estéticos não cirúrgicos, o preenchimento tornou-se uma alternativa para restaurar o aspecto jovem, mantendo a aparência natural do paciente. Através de várias técnicas, o gel de preenchimento é utilizado para correção de rugas, sulcos e aumento de volume em várias áreas. Cada substância preenche de uma maneira, um dos mais utilizados é o gel de ácido hialurônico, pois esta substância está presente naturalmente no nosso organismo (músculos, pele e estruturas de suporte), sendo totalmente reabsorvido após um período de aplicação”, explica a farmacêutica Aline Hervatin, da CRM Medic.

13. CONSUMA NUTRICOSMÉTICOS

Essas cápsulas possuem ativos específicos para prevenir o aparecimento da rugas e o combate dos radicais livres, como o licopeno e a vitamina C. O seu uso é bem fácil: geralmente, basta ingerir um cápsula por dia logo pela manhã.

14. BEBA BASTANTE ÁGUA

Pele bonita é pele hidratada. Por isso, lembre-se de consumir cerca de dois litros de água por dia para manter sua cútis saudável.

15. COSMÉTICOS COM NANOPARTÍCULAS

Ao invés de escolher um creme antiage comum, opte por um formulado com nanotecnologia. As particulas dos ativos presentes na fórmula são infi nitamente menores o que possibilita que eles cheguem nas camadas mais profundas da pele, garantindo a sua efi cácia.

16. EXFOLIE A PELE

Pode ser em casa, de forma menos abrasiva, caso as rugas ainda não estejam presentes, com o uso de exfoliantes faciais encontrados prontos. “Caso as rugas já estejam presentes, pode ser feita uma exfoliação mais profunda com micropartículas de diamante ou então um peeling com ácidos. A indicação exata de qual o melhor procedimento vai depender do tipo de pele e grau das rugas de cada paciente”, comenta o cirurgião plástico Dr. Rodrigo Otávio Carbone.

17. MÁSCARAS TENSORAS

Elas recuperam o brilho da cútis e ainda conseguem garantir aquele “efeito Cinderela”, ou seja, algumas horas com o rosto esticadinho, livre de rugas. Você pode optar pelas máscaras que já vem prontas e possuem DMAE ou tensine na sua fórmula, ou fazer a sua em casa, com clara de ovo. Anote a receita: misture uma clara de ovo com duas colheres de iogurte e aplique sobre a face e pescoço. Após cerca de 15 minutos, remova a máscara com uma creme facial, lembrando de fazer movimentos em direção ao couro cabeludo.

18. ACREDITE NA TECNOLOGIA

O Ulthera é o novo equipamento que chegou ao Brasil e já está dando o que falar. Ele é um ultrasom que estimula a produção de colágeno, rejuvenescendo o rosto e amenizando a flacidez da pele.

19. USE PROTETOR SOLAR

Além de evitar queimaduras e manchas na pele, esse produto evita que os raios ultravioletas causem estragos no tecido epitelial e sofra com o envelhecimento precoce.

20. APOSTE NO MATRIXYL

Essa substância é um peptídeo e pode ser encontrada em alguns cosméticos faciais. Ele atua como uma mensageiro para as células da epiderme, estimulando a formação de colágeno.

21. COMBATE OS PÉS DE GALINHA

As rugas ao redor dos olhos são terríveis e envelhecem qualquer visual. Para não deixar que elas apareçam, use e abuse dos cremes específi cos para as áreas dos olhos.

22. BANANA PODEROSA

Segundo o livro 1001Formas Naturais de se Manter Jovem, da Editora Publifolha, dá para rejuvenescer a pele danifi cada com uma mistura de banana amassada com uma colher de sopa de creme de leite. Espalhe o mix sobre o rosto e após cerca de dez minutos remova a máscara e lave o rosto com água gelada.

23. EXERCITE SEU ROSTO

Assim como as massagens faciais, os exercícios que movimentam os músculos da face são uma ótima alternativa para garantir seu tônus. “Os exercícios para a face previnem seu aparecimento, já que propiciam o fortalecimento da musculatura”, diz o fi sioterapeuta Jean Vrabic.

24. APRENDA O REIKE FACIAL

Esse tratamento não invasivo visa revigorar e suavizar os sinais da pele por meio da desobstrução do fluxo de energia, exercícios faciais e massagem.

25.MANTENHA UMA ROTINA DE CUIDADOS

Para finalizar, lembre-se de manter a famosa rotina de limpar-tonificar hidratar a pele. Sem esses cuidados básicos para manter a cútis saudável, nenhum tratamento que você fizer para amenizar ou evitar as rugas irá surtir o efeito esperado.