Inverno sem drama
1 de julho de 2010
Glúteos
1 de agosto de 2010
Mostrar Todos

Quanto você quer rejuvenescer?

Que mulher não fica horrorizada quando aparecem as primeiras rugas e pés de galinha? Todas! É nesta hora que devemos recorrer aos cremes, tratamentos e cirurgias plásticas
por Malu Bonetto

Fugir do envelhecimento é algo impossível. Esse é um processo natural que todas nós encaramos a partir do momento em que nascemos. É claro que algumas mulheres tiram esse história de letra e não dão a menor trela para as rugas, linhas finas e manchas que aparecem no rosto a partir de uma certa idade. Tem outras, no entanto, que não gostam nem se quer de se imaginar com a face de uma pessoa envelhecida.
Ficar enrugada, jamais! Mas, infelizmente, gostando ou não, o processo existe e precisa ser enfrentado de frente! E de preferência munida com uma série de creminhos que prometem deter o tempo. Isso porque os cuidados com a pele devem ser toma dos desde cedo para evitar danos maiores. Afinal de contas, com o avanço da idade, a pele perde elasticidade, assim como sua capacidade de reter água e de manter o equilíbrio na produção das fibras de colágeno e elastina. Além disso, os vasos sanguíneos passam a ter mais dificuldade para eliminar as toxinas do organismo, nutrir e oxigenar as células da epiderme. Entendeu agora porque todos os especialistas dizem que a melhor opção ainda é retardar os sinais da idade com uso de protetores solares? Além disso, deve-se evitar o consumo intenso de álcool e fumo e claro, fazer dos cremes específicos para a idade e pele ótimos aliados. Agora, se as ruginhas já chegaram, não se desespere! Com os avanços dos tratamentos estéticos e cirurgias plásticas é possível rejuvenescer e, de quebra ganhar, elogios nas ruas.

Apague 2 anos do visual
Toxina botulínica

Como é: sob anestesia local, a toxina é aplicada com microcânulas na musculatura a ser paralisada e tem como contraindicação o uso em pacientes alérgicos a proteína do ovo.
Número de sessões: geralmente, uma.
Resultado: o paciente pode voltar às atividades normais após a aplicação, o resultado é percebido após as primeiras 48 horas, dura de três a oito meses.

Revitalift
Como é: indicado a partir dos 25 anos, o tratamento começa com a realização do mesporation no qual realiza-se um peeling de diamante para o afinamento da pele, aplica-se microcorrentes que promovem a tonificação da pele, a eletroporação (para a aplicação das células tronco) e um criolifting para finalizar e manter as células tronco por mais tempo na região ativandoas. “No segundo dia realizamos o Derma Sculp (radiofrequência) para ativação do colágeno e suavização de sulcos e linhas de expressão e em seguida aplicaremos as luvas eletrocondutoras para massagem com efeito lifting”, explica a esteticista Marcelle Cunha , da Clínica Arthys (RJ).
Número de sessões: no mínimo oito aplicações semanais.
Resultado: a partir da terceira sessão notamos uma pele mais viçosa, sadia e saudável, com as linhas de expressão suavizadas.

Peeling de Fenol Light
Como é: o primeiro passo é a limpeza da pele para em seguida ser aplicado a solução universal peel cuja função é neocolagênese (formação de colágeno, deixando a pele internamente mais jovem). “Depois que 15 minutos retira-se a solução, coloca-se uma camada, uniformemente em toda área do creme, do universal peel que tem como função uniformizar tanto a espessura da pele quanto a coloração, deixando o aspecto externo da pele mais jovem”, explica a dermatologista Sara Bragança (RJ). Em seguida a paciente é liberada com o produto e retorna após 24 horas para repetir todo o processo e assim por diante até completar três dias consecutivos de peeling.
Número de sessões: são indicadas três aplicações com intervalo de 24 horas para a aplicação de cada uma delas.
Resultado: a pele irá apresentar descamação superficial a até mesmo uma crosta leve, dependendo da profundidade do peeling, e isso também irá determinar o tempo de recuperação da pele, que poderá levar de sete a 20 dias para se recuperar.

Trinity
Como é: este aparelho reúne radiofrequência, luz pulsada e laser, ou seja, em uma única sessão trata os principais sintomas do envelhecimento do rosto. “O Trinity tem três ponteiras sendo que a primeira age na textura e na pigmentação da pele; a segunda estimula a flacidez e a última ajuda na renovação e na estimulação do colágeno, suavizando rugas e cicatrizes de acne já existentes”, diz a dermatologista Mônica Azulay, da Beauty Laser Ipanema (RJ).
Número de sessões: cerca de três sessões mensais.
Resultado: a cada sessão já se nota diferença, mas um resultado mais intenso a partir do terceiro mês.

Nécessaire sob medida
A dermatologista Mônica Linhares, do Espaço Saúde Rio (RJ), aconselha usar cremes ricos em vitamina C. “A vitamina é absorvida 20 vezes mais em creme do que se consumida. Também possui ação anti-oxidante que consegue reduzir os sinais prejudiciais do sol.”

Garanta 5 anos a menos
Sculptra

Como é: esta substância sintética, hipoalergênica à base de ácido Poli-L-láctico é um produto biocompatível e inteiramente absorvido pelo organismo. “Quando injetado na derme profunda, ativa a produção de colágeno e consequentemente aumenta a espessura da pele. Este novo colágeno irá corrigir gradualmente as alterações de volume e contorno faciais”, explica a esteticista Eliana Sposito Rocha, da Clínica Bella Línea (SP).
Número de sessões: são indicadas em média três sessões mensais, dependendo da avaliação clinica de cada paciente.
Resultado: permanecem por até dois anos.

Laser de CO 2 Fracionado
Como é: após retirar toda maquiagem e resíduo da pele, aplica- se uma máscara anestésica que age por 40 minutos no rosto que irá secar como um filme plástico (para garantir maior efeito anestésico). “Em seguida, aplica-se o laser de CO2 fracionado que em contato com a pele produz uma contração imediata, assim como um estímulo térmico, que resulta numa pele mais esticada e menos flácida devido à intensa produção de colágeno”, explica o cirurgião plástico Guilherme Lapin (SP).
Número de sessões: uma mensal, mas são necessárias três ou mais para o rejuvenescimento propriamente dito.
Resultado: logo após o procedimento se observa uma leve contração da pele, que fica mais lisa, com manchas, rugas e flacidez amenizadas. “O resultado pode ser visto cinco dias depois do procedimento, porém é melhor observado 30 dias após. O resultado final é de seis meses depois de completar todas as sessões programadas”, diz a dermatologista Fernanda Casagrande (RS).

Blefaroplastia
Como é: cirurgia nas pálpebras indicada quando elas estão flácidas e caídas, com excesso de pele ou bolsas de gorduras nas regiões inferiores ou superiores, que dão um aspecto cansado ao rosto. Realizada sob anestesia local com sedação, o procedimento é realizado através de uma incisão feita dentro da mucosa conjuntival inferior (abaixo dos olhos) para retirar o excesso de tecido gorduroso das bolsas palpebrais e outra incisão na curva do côncavo (pálpebras superiores) a fim de remover o excesso de pele. A técnica é bem simples, rápida e não deixa cicatrizes aparentes.
Pós-operatório: a paciente deve permanecer em repouso durante as primeiras 24 horas, aplicando compressa de água
gelada na região para reduzir o edema. Não se expor diretamente ao sol por pelo menos um mês e após cinco dias já é possível retornar as atividades normais.
Resultado: o inchaço natural começa a diminuir a partir do quarto dia, mas somente após o terceiro mês percebe-se o resultado final, ou seja, o rosto rejuvenescido e com ar descansado.

Nécessaire sob medida
Use produtos com argireline, ativo que minimiza rugas de expressão; paumitato de retinol, age no combate das rugas já instaladas; e alfahidroxiácido, que reduz linhas finas e aumenta a firmeza da pele.

Fique 15 anos + jovem
Peeling de Fenol Profundo

O que é: procedimento realizado em sala cirúrgica com anestesia geral ou local com sedação. O médico aplica o peeling químico na superfície da face e imediatamente é feito o curativo com esparadrapo em todo o rosto que fica pelas primeiras 24h. Depois disso a paciente é liberada, vai para a casa e permanece em repouso relativo. O peeling é uma composição química que agride de forma programada a pele do rosto. Em resposta a esta química, a tez passa a produzir uma quantidade de colágeno muito alta que vai formar uma nova pele.
Pós-operatório: é preciso ficar em repouso de oito a dez dias, não pegar sol nos próximos seis meses e tomar analgésico nas primeiras 12 horas. As atividades normais são liberadas em média com oito a dez dias, período em que a pele vai descamar.
Resultado: em torno do 15º dia, já percebe-se o desaparecimento das rugas. Mas o resultado final se dá após um ano.

Ritidoplastia
O que é: “sob anestesia local com sedação, as estruturas profundas da pele são tracionadas e reposicionadas, inclusive aquelas que desceram e cairam com a chegada do envelhecimento do rosto”, explica o cirurgião plástico André Eyler (RJ).
Pós-operatório: o paciente necessita de uma internação e repouso domiciliar por um período variável entra sete a 15 dias. Existem cicatrizes que são bem escondidas e, hoje, com o uso da cola de fibrina autóloga, o índice de hematoma e equimoses diminuiu consideravelmente.
Resultado: as mudanças são notadas a partir do primeiro dia e os resultados finais a partir do segundo mês.

Rejuvenesse
O que é: iniciamos o tratamento fazendo a preparação da pele com o Peeling de Miami Beach que irá realizar um aumento da renovação celular, suavizando sulcos e linhas de expressão, clareando manchas e aumentando a penetração dos cosméticos a serem utilizados. “Após as quatro sessões semanais de peeling começaremos o tratamento com o Revital (radiofrequência que promove a estimulação do colágeno e uma retração de tecido) em conjunto com o lip pulse (luz intensa pulsada de ultima geração para rejuvenescimento, sem dor) que devem ser realizadas no mínimo cinco sessões quinzenais”, explica a fisioterapeuta esteticista Marcelle Cunha, da Clínica Arthys (RJ).
Número de sessões: o número de aplicações varia de acordo com a idade e a textura da pele, mas o mínimo são quatro sessões de cada procedimento.
Resultado: a partir da segunda sessão, os sulcos e linhas de expressão são bastante atenuados, deixando a pele mais lisa, mais clara e com uma aparência bem mais jovem.

Nécessaire sob medida
Aposte no argireline, assim como no elastinol + r, que proporciona maior firmeza, elasticidade e renovação celular; e no matrixil, que ajuda a apagar linhas finas, rugas e sinais de cansaço da pele.

A prevenção ainda é a melhor aliada contra o envelhecimento precoce. Por isso, aposte na limpeza de pele mensal e abuse dos cosméticos com ativos que potencializam a produção de colágeno